12.18.2015

Justiça condena ex-senador Eduardo Azeredo(PSDB) a 20 anos de prisão


Ele foi blindado até agora por ser do PSDB. Agora a casa caiu.

Ele responderá por crimes de peculato e lavagem de dinheiro, cometidos em campanha eleitoral de 1998

O Dia
Minas Gerais - O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) foi condenado, em primeira instância, a 20 anos e 10 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. A sentença foi proferida pela juíza da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, Melissa Pinheiro Costa Lage. O tucano poderá recorrer da decisão em liberdade.
Ex-senador e ex-deputado, Azeredo foi condenado por crimes cometidos durante a campanha eleitoral pela sua reeleição ao governo de Minas Gerais, em 1998. Ele foi considerado culpado por sete crimes de peculato — que é o desvio de bens praticado contra a administração pública por servidor público — e seis crimes de lavagem de dinheiro.


Eduardo Azeredo é condenado a 20 anos de prisão por lavagem de dinheiro
Foto: Agência Câmara

Eleito governador de Minas em 1994, Azeredo concorria à reeleição em 1998. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Azeredo foi o principal beneficiário do esquema de desvio de verbas de estatais para a campanha eleitoral.
A fraude funcionava por meio de repasses estatais para o suposto patrocínio de eventos esportivos. As empresas, de acordo com a denúncia, repassavam a verba à empresa SMP&B, de Marcos Valério. O Banco Rural também consta no processo. Ele forneceria empréstimos às agências sem apresentação de garantias. Esses recursos abasteciam a campanha do PSDB.

Nenhum comentário: