12.05.2015

Morre Marília Pêra aos 72 anos

Agência Brasil
  • Divulgação | TV Globo
    Notícias veiculadas em novembro diziam que Marília enfrentava um câncer no pulmão - Foto: Divulgação | TV Globo
    Notícias veiculadas em novembro diziam que Marília enfrentava um câncer no pulmão
A atriz Marilia Pêra, de 72 anos, morreu às 6h da manhã deste sábado, 5, em sua residência, no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada, mas há cerca de um ano ela estava afastada do trabalho por problemas de saúde.
Em novembro foram divulgadas informações de que Marília estaria com câncer, mas a família da atriz negava.

Ela se tratou recentemente de um desgaste ósseo na região lombar, que a fez se afastar da série "Pé na Cova", seu último trabalho, que atualmente exibe sua quarta temporada. O afastamento se deu nos primeiros episódios da terceira temporada que entrou no ar em março de 2014.

Uma das mais completas atrizes do Brasil, Marília Pêra teve intensa atuação no teatro, televisão e cinema e também era cantora, bailarina, coreógrafa, produtora e diretora de espetáculos teatrais e musicais. A atriz nasceu no Rio em 22 de janeiro de 1943 e era filha de um casal de atores, Manuel Pêra e Dinorah Marzullo. Trabalhou em mais de 50 peças, quase 30 filmes e cerca de 40 novelas, minisséries e programas de televisão.

Carreira
Aos quatro anos de idade, ela já pisava no palco, levada pelos pais, que faziam parte do elenco da companhia de Henriette Morineau. Na adolescência, passou a atuar como bailarina e intérprete em musicais como Minha Querida Lady, estrelado por Bibi Ferreira.
Nas primeiras décadas da carreira, entre seus inúmeros sucessos teatrais, destacam-se a peça Fala baixo senão eu grito (1969), de Leilah Assumpção, pela qual Marilia recebeu os prêmios Moliére e da Associação Paulista de Críticos de Arte, e os musicais O teu cabelo não nega (1963) e A pequena notável (1966), nos quais interpretou Carmen Miranda.
Ainda nos anos 60, chegou a ser presa durante uma apresentação do musical Roda Viva (1968), de Chico Buarque, considerado de contestação à ditadura militar.
Na televisão, atuou em novelas desde os tempos da extinta TV Tupi (Beto Rockfeller) e depois na TV Globo, em sucessos como Uma Rosa com Amor, Malu Mulher, Brega & Chique, Primo Basílio, Rainha da Sucata, Meu Bem Querer e a série Os Maias. Sa última aparição foi no seriado Pé na Cova, lançado em 2013.
No cinema, foi brilhante sua atuação no papel de uma prostituta no filme Pixote, a lei do mais fraco, de Hector Babenco (1980). Também foram marcantes em sua carreira os filmes Tieta do Agreste, de Cacá Diegues; Central do Brasil, de Walter Salles, e Bar Esperança, de Hugo Carvana.
A carreira de Marília Pêra soma números impressionantes. No teatro, como atriz e diretora, ela atuou em 55 peças. No cinema, foram 27 filmes e na televisão 26 participações em novelas e seriados. Marília coleciona um total de 37 prêmios de melhor atriz, entre 1969 e 2009.
Marília Pêra deixa três filhos. Ricardo, também ator e cantor, filho de seu primeiro casamento, com o ator Paulo Graça Mello; e suas filhas, Esperança e Nina, ambas de seu casamento com o escritor e produtor Nelson Motta. Seu último marido foi o economista Bruno Faria, com quem se casou em 1998.

Nenhum comentário: