12.12.2015

PISAR TORTO PODE CAUSAR DORES EM TODO O CORPO


Pisar torto pode causar dores em todo o corpo
Fisioterapeuta alerta que é preciso ficar atento ao tipo de pisada para evitar incômodos; os principais pontos afetados são joelho, quadril, articulações e coluna vertebral.


Você compra um sapato novo e, após utilizá-lo, percebe que um lado está mais desgastado do que o outro ou que o calçado está totalmente deformado. Isso pode ser um sinal de alerta em relação à pisada. Pisar de forma errada ou torta pode comprometer toda a saúde do corpo e, consequentemente, gerar muitas dores.

De acordo com o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto (SP), o corpo acaba realizando compensações que muitas vezes elevam a sobrecarga das articulações do joelho, quadril e principalmente da coluna, causando fortes dores. "Antes de corrigir os tipos de pisada, é preciso saber se o indivíduo possui alguma dor ou incômodo nos pés, tornozelos ou joelhos. Em caso positivo, é fundamental realizar um teste de pisada, para que seja percebido algum desalinhamento no caminhar. Com a verificação, se o erro na pisada justificar as dores, é essencial a correção para se evitar graves transtornos'', comenta Martins.

A procura por esportes como a natação, por exemplo, ou até mesmo um tipo específico de calçado, pode ser prejudicial sem o acompanhamento e a orientação de um profissional. "O diagnóstico do ''pé chato'' inclui um exame físico no qual é avaliado o movimento do pisar e a forma mecânica do caminhar descalço e com sapato. É observado também a parte da frente e de trás do pé para verificar o padrão de gasto da sola do calçado. Além disso, caso o paciente sinta muitas dores, ele pode solicitar exames para integrar a avaliação'', conta o fisioterapeuta.

Já para os pequenos é necessário que os pais, a partir dos primeiros passos, fiquem atentos quanto ao pisar da criança. Se notarem algo de errado, é importante procurar ajuda de um profissional da saúde. Segundo Martins, antigamente era comum que os médicos recomendassem o uso de botas ortopédicas a fim de ajustar a curvatura dos pés, mas hoje esta conduta é mais restrita, sendo utilizada apenas em algumas situações específicas, como nas crianças com grande hiperfrouxidão ligamentar e de dores recorrentes nos pés ou pernas, atribuídos ao desequilíbrio mecânico provocado pelo posicionamento anormal dos pés.

O tratamento da pisada torta consiste desde o uso de produtos ortopédicos como palmilhas personalizadas, botas, exercícios de alongamento - que ajudam quando o paciente tem um tendão de Aquiles -, uso de sapatos que contenham mais apoios até a perda de peso, que contribui para um alívio da pressão local, proporcionando uma melhora na dor.

Nenhum comentário: