1.10.2015

Alunos da Universidade Cândido Mendes pedem saída de professor citado pela CNV

Médico-legista é um dos 377 nomes do relatório da Comissão Nacional da Verdade, 

Este médico  “teve participação em casos de emissão de laudo necroscópico fraudulento” durante a ditadura militar.

O Dia
Rio - Uma mobilização envolvendo ex-alunos da Universidade Candido Mendes pede o afastamento do professor Roberto Blanco dos Santos, de 74 anos, apontado como um dos 377 autores de graves violações de direitos humanos no relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV). A informação é do jornal ‘O Estado de S. Paulo’. Santos era médico-legista e atuou no Instituto Médico Legal (IML) do Rio durante a ditadura militar. Segundo o relatório da CNV, Santos “teve participação em casos de emissão de laudo necroscópico fraudulento”.
A Comissão relacionou oito vítimas ao nome de Santos. Entre elas, o ex-embaixador José Jobim, encontrado morto em 1979, com o corpo pendurado pelo pescoço em uma árvore, no Rio. O laudo de exame cadavérico que apontava suicídio por enforcamento foi assinado por Santos.
“Ele não descreveu os ferimentos causados sob tortura. Ele fez parte da equipe que matou meu pai”, afirmou a advogada Lygia Jobim, que se formou na Candido Mendes em 1988. Ao ‘Estadão’, ela contou que evitava cruzar com o professor nos corredores da Faculdade de Direito. “Não poderia assistir a uma aula desse monstro. Por sorte, foi oferecido um curso de férias com outro legista”, disse Lygia.
A reportagem do jornal procurou, em dezembro, a direção da Candido Mendes, a qual informou que “o Dr. Santos é professor, apenas, da disciplina eletiva de Medicina Legal” e que não tem como “precisar o que vai acontecer no próximo período”. Santos não foi localizado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Como cuidar dos cabelos crespos no verão

 Temperaturas mais quentes exigem cuidados para cachos perfeitos durante toda a estação

Portal iG,
Sol, praia e piscina são um dos principais ícones do verão – e com as férias de fim de ano, eles ficam ainda mais presentes nas nossas vidas. Mas para realçar a beleza dos fios, principalmente quem possui cabelos crespos, é necessária uma série de cuidados para manter os cachos definidos e com brilho.
Quem possui fios crespos sofre com o ressecamento, pois os cabelos são mais finos e crescem em forma de espiral, dificultando a chegada da oleosidade até as pontas. Para te ajudar a deixá-los perfeitos e com efeito de salão, conversamos com especialistas sobre o assunto que reuniram algumas dicas que vão deixar o seu visual igual aos das celebridades. Tome nota!
beyoncbeyoncbeyoncsolange-knowlessolange-knowlesamber-rileyshakirashakiraalicia-keyskelly-rowlandlordelupita-nyongorihannarihannauzo-aduba

Beyoncé

O ativador de cachos é produto indispensável para quem deseja copiar os fios da cantora


 
Proteja-se do sol
Não é só a pele que precisa de cuidados especiais no verão. Os fios sofrem – e muito – com os raios solares. Por estarem ainda mais dispostos ao ressecamento, os cabelos crespos merecem ainda mais cuidado nesta época do ano, como orienta Ivone Whittmann, hairstylist do Square Hair e Care, São Paulo.
“No verão é muito importante proteger os cabelos dos raios solares, visto que, além dele, a água do mar ou da piscina e o vento o deixam ressecado e com aspecto pouco saudável”, afirma. A especialista indica que sejam usados produtos com proteção solar para a blindagem dos fios.
Mantenha os fios hidratados
Já falamos aqui que os cabelos crespos são mais propícios a ficarem ressecados, pois são mais finos. Por isso, investir em uma hidratação semanal é importante para manter a saúde dos fios.
Para que você realce a vida das suas mechas, a hairstylist Eliete Moreira, do Studio Eliete, no Rio de Janeiro, dá uma dica: “Apenas o óleo ou leave-in não são suficientes para controlar o volume e definir os cachos, mas o produto pode voltar à cena quando os fios estiverem secos. Espalhe algumas gotinhas nas mãos, esfregue uma na outra e aplique no cabelo para garantir brilho, mais hidratação e diminuição do frizz”, recomenda.
Produtos indispensáveis para fios crespos
Se você quer cachos definidos, com brilho e movimento é necessário utilizar os produtos corretos e indicados para o seu tipo de cabelo. Assim, você potencializa o resultado da hidratação e realça o corte dos fios.
Dentre os produtos que não podem faltar na sua nécessaire estão o leave-in, ativador de cachos e o mousse de fixação. A dica é investir em produtos que fortaleçam os cabelos, como a selagem capilar feita em salões – esse tipo de tratamento é ideal, principalmente para quem possui química nos fios.
Ana Domingues, em reportagem especial para o iG.

Tatuagens podem causar alergias e doenças? Veja mitos e verdades


Camila Neumam
Do UOL, em São Paulo

  • Sonny Tumbelaka/AFP
    Tatuador trabalha em uma cliente: cuidados com agulha e pigmentação  
  • Tatuador trabalha em uma cliente: cuidados com agulha e pigmentação
Cada vez mais exposta pelo corpo, a tatuagem deixou de ser identificada com determinados grupos e ganhou proporção popular no Brasil. Entretanto, dificilmente a prática é associada à saúde, mesmo sendo um procedimento invasivo.
Na tatuagem, a pele é pigmentada pela introdução de substâncias corantes, de origem vegetal ou mineral, por meio de agulhas ou similares.
Gosta de tatuagem? Envie uma foto!
Sem cuidados básicos e específicos de higiene, a prática pode trazer riscos como alergias, queloides (má-cicatrização), infecções por bactérias e até a possibilidade de infecção por vírus HIV e de hepatites.

Ampliar


Mitos e verdades sobre tatuagens17 fotos

1 / 17
Agulha deve ser descartável e/ou esterilizada. VERDADE: O ideal é que a agulha seja descartável para evitar risco de infecções pelo contato com resquícios de sangue, o que pode acontecer mesmo se for esterilizada. Qualquer outro material que tiver contato com sangue deve ser esterilizado e a pele limpa com soro fisiológico. Veja análise de médicos no MAIS Thinkstock/Arte UOL

Riscos à saúde

Estes riscos podem ser evitados se os tatuadores usarem materiais descartáveis (agulhas, máscaras, luvas, lâminas e raspador de pelos) e produtos antissépticos, como álcool, durante e após o procedimento-- o que já é determinado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). As tintas usadas devem ser atóxicas e aprovadas pelo órgão nacional.
"A agulha deve ser descartável porque, por ser muito fina, pode manter resquícios de sangue, o que aumenta as chances de contaminação por doenças como HIV, o vírus da Aids, e por hepatites B e C", diz Heloísa Ramos Lacerda, diretora da Sociedade Brasileira de Infectologia.
O procedimento da tatuagem pode causar ainda infecção pela bactéria Staphylococcus aureus, que vive na pele. Com o tecido sendo perfurado, essa bactéria entra no organismo pela corrente sanguínea e se aloja em alguma parte do corpo. Em pessoas com problemas cardíacos, que têm lesões nas válvulas cardíacas, pode ser bem perigoso, afirma a infectologista.
"Se tiver infecção nas válvulas do coração, a bactéria pode se alojar lá e causar inflamação no local", diz Heloísa Lacerda.

Quem não deve fazer?

O governo brasileiro permite apenas que maiores de idade se submetam ao procedimento da tatuagem, ou menores com autorização dos pais. Já médicos pontuam outros requisitos.
O ideal é que a pessoa esteja bem de saúde, sem infecções ou inflamações aparentes. Caso contrário, é melhor tratá-las primeiro para evitar a exposição a bactérias e vírus.
"Não devem fazer tatuagem as pessoas com a imunidade comprometida porque têm maior risco de infecção; as com problemas de pele, já que têm maior probabilidade de sofrer reação alérgica; as que sofrem de valvulopatia (alteração nas válvulas cardíacas), e que já tiveram hepatite B e C", diz a infectologista Heloísa Lacerda, da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Diabéticos também devem consultar o médico antes de fazer tatuagem, já que estão mais sujeitos a ter infecções, devido à baixa imunidade em época de glicemia descontrolada. Se mantiverem a taxa de açúcar no sangue normalizada, podem fazer o procedimento, segundo o dermatologista Fernando Freitas, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
"Pode fazer a tatuagem desde que esteja com a glicemia totalmente controlada. Mas deve evitar fazer em locais do corpo em que normalmente são aplicadas as injeções de insulina", diz.
O dermatologista alerta ainda para possíveis reações alérgicas por causa da tinta usada no procedimento.
"[A tatuagem] pode desencadear um quadro chamado dermatite de contato, uma espécie de reação alérgica ao contato com a tinta. Mas isso acontece em pessoas potencialmente alérgicas, como as portadoras de dermatite atópica [inflamação na pele]".
A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta as pessoas a não fazerem tatuagens sobre sinais e marcas de nascença porque encobri-las dificulta a detecção de possível câncer de pele.  Portadores de vitiligo, por exemplo, só devem se tatuar depois de fazer um teste dermatológico para evitar reações alérgicas.

Ampliar


Fotógrafo britânico expõe rostos tatuados para combater preconceito26 fotos

1 / 26
É difícil esconder uma tatuagem no rosto. Os homens e mulheres fotografados pelo britânico Mark Leaver sabem disso: foi sua escolha de vida. Para se opor ao preconceito que as tatuagens faciais despertam na sociedade, Leaver criou uma série de retratos despojados e íntimos que contou com a participação de mais de 30 indivíduos no Reino Unido Reprodução/ Mark Leaver/ www.mdleaver.com

Notícias relacionadas

Alimentos: dieta detoxificante

Final de ano já passou e os excessos dele já refletem na hora de fechar um zíper ou botão. Inserir alimentos certos na dieta ajudam o organismo perder o que foi adquirido

A dieta detoxificante é importante para aliviar o trabalho do fígado, cansado por trabalhar demais para metabolizar álcool, gorduras e outras toxinas por causa dos excessos das festas de fim de ano. Além disso, esses alimentos podem ser termogênicos, que estimulam o corpo a gastar mais energia em repouso. O organismo funcionando bem, a perda daquela barriguinha recém-adquirida se torna muito mais fácil. E lembre-se: quanto mais rápido perder um quilo que foi adquirido, mais fácil ele vai embora.
A nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-Up Center, lista 10 alimentos para inserir na dieta. Mas não se esqueça de também praticar exercícios físicos. Eles são importantes para manter uma boa saúde.
1. Água de coco: É fonte de sódio, magnésio, potássio e fósforo. Ajuda na reposição de minerais perdidos durante as festas e atua como poderoso hidratante. Foto: Thinkstock/Getty Images
2. Chá verde: tem ação diurética, aliviando a retenção de líquidos, o que leva à redução do inchaço e à eliminação das toxinas. Foto: Thinkstock/Getty Images
3. Chá de cavalinha: Assim como o chá verde, possui ação diurética. Foto: Thinkstock/Getty Images
4. Gengibre: Aumenta a produção de enzimas no fígado, que atuam na eliminação de toxinas. Possui ação antiinflamatória e termogênica, acelerando o metabolismo. Foto: Getty Images
5. Aveia: É rica em fibra solúvel, magnésio e vitaminas do complexo B. Favorece o bom funcionamento do metabolismo, aumentando a sensação de saciedade. Reduz a absorção de açúcares e gorduras. Foto: Getty Images
6. Sementes (chia, linhaça, quinua, gergelim...): São ricas em nutrientes antioxidantes, possuem ação antiinflamatória e fibras que aumentam a sensação de saciedade. São também fontes de gordura monoinsaturada, que atua no aumento do bom colesterol e na redução do mau colesterol. Foto: Getty Images
7. Salmão ou atum: Ricos em ômega 3, excelente antioxidante protetor do cérebro e do coração, é fonte de proteína de alto valor nutritivo e possui alta digestibilidade. Foto: Thinkstock/Getty Images
8. Frutas da estação: são sempre bem-vindas, devido aos seus altos teores de vitaminas antioxidantes, minerais e fibras, o que ajuda na hidratação e eliminação de toxinas. Foto: Thinkstock/Getty Images
9. Verduras: São ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais, que também atuam no processo de eliminação de toxinas pelo organismo. Foto: Thinkstock/Getty Images
10. Alimentos integrais: contêm alto valor energético e possuem carboidrato de melhor qualidade, além de preservar nutrientes como vitaminas, minerais e fibras. Aumentam a sensação de saciedade, possuem absorção do carboidrato mais lenta, o que evita, assim, um pico de açúcar no sangue. Foto: Getty Images
1. Água de coco: É fonte de sódio, magnésio, potássio e fósforo. Ajuda na reposição de minerais perdidos durante as festas e atua como poderoso hidratante. 
 2. Chá verde: tem ação diurética, aliviando a retenção de líquidos, o que leva à redução do inchaço e à eliminação das toxinas.
 3. Chá de cavalinha: Assim como o chá verde, possui ação diurética.
4. Gengibre: Aumenta a produção de enzimas no fígado, que atuam na eliminação de toxinas. Possui ação antiinflamatória e termogênica, acelerando o metabolismo
5. Aveia: É rica em fibra solúvel, magnésio e vitaminas do complexo B. Favorece o bom funcionamento do metabolismo, aumentando a sensação de saciedade. Reduz a absorção de açúcares e gorduras
6. Sementes (chia, linhaça, quinua, gergelim...): São ricas em nutrientes antioxidantes, possuem ação antiinflamatória e fibras que aumentam a sensação de saciedade. São também fontes de gordura monoinsaturada, que atua no aumento do bom colesterol e na redução do mau colesterol
 7. Salmão ou atum: Ricos em ômega 3, excelente antioxidante protetor do cérebro e do coração, é fonte de proteína de alto valor nutritivo e possui alta digestibilidade. 
 8. Frutas da estação: são sempre bem-vindas, devido aos seus altos teores de vitaminas antioxidantes, minerais e fibras, o que ajuda na hidratação e eliminação de toxinas. 
 9. Verduras: São ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais, que também atuam no processo de eliminação de toxinas pelo organismo.
 10. Alimentos integrais: contêm alto valor energético e possuem carboidrato de melhor qualidade, além de preservar nutrientes como vitaminas, minerais e fibras. Aumentam a sensação de saciedade, possuem absorção do carboidrato mais lenta, o que evita, assim, um pico de açúcar no sangue.
 Fotos: Getty Images

Três mil médicos terão 10% de bônus na prova de residência

Para receber os pontos adicionais na nota, os profissionais devem atender por um ano em unidades básicas de saúde com carência de médicos. Maior parte atuou no Nordeste e interior do país
Atuar na atenção básica de municípios com carência de médicos, de forma supervisionada e com bonificação na prova de residência. Com essa proposta, o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) conseguiu atrair neste ano 3.305 profissionais. Destes, 3.094 foram aprovados na segunda avaliação e estão aptos a utilizar pontuação adicional de 10% nos exames de residência.
Para garantir a utilização do benefício, os profissionais devem concluir os dozes meses de atuação nas unidades básicas de saúde. A próxima avaliação dos médicos será em janeiro de 2015, e em fevereiro será verificado o cumprimento da carga horária total do programa: 1.920 horas de atividades práticas na unidade de saúde e especialização em atenção básica, incluindo o desenvolvimento do projeto de conclusão do curso de especialização.
“Com o Provab, melhoramos a distribuição dos médicos levando-os a locais onde há maior necessidade. Para atraí-los, há estímulos educacionais: é oferecida especialização em saúde da família e 10% de pontuação a mais em programas de residência médica”, explica o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto.  
Antes de participar do programa, a maioria dos profissionais (1.725) estava nas capitais. Deste grupo, 72% foram deslocados para atuar em municípios mais carentes e no interior do país. Dos 3.305 participantes, 656 (20%) estão em cidades com 20% ou mais da população em situação de extrema pobreza, 378 (11%) entre os municípios que possuem mais de 80 mil habitantes com os mais baixos níveis de renda per capita. Os demais profissionais estão em localidades como periferias das capitais e regiões metropolitanas.
No total, os médicos estão alocados em 1.065 municípios, sendo que todas as regiões e estados receberam médicos do Provab. A maior parte está no Nordeste. São 1.412 (43%) profissionais alocados nos estados nordestinos, com destaque para Ceará (442) e Bahia (245). No Sudeste, onde 988 (30%) estão atuando, Minas Gerais (397) foi o estado que mais recebeu médicos. As regiões Sul, Centro-Oeste e Norte contam com 466, 292 e 147 profissionais, respectivamente. O atendimento realizado por estes profissionais leva assistência para mais de 11,4 milhões de brasileiros.
PROVAB – O programa oferece estrutura de trabalho e qualificação dos médicos por meio de atividades práticas supervisionadas em unidades básicas de saúde e especialização em atenção básica. Além disso, leva profissionais de saúde para regiões mais afastadas dos grandes centros, beneficiando comunidades mais carentes onde há falta de médicos.
Todos os profissionais recebem bolsa federal mensal no valor de R$ 10 mil e devem cumprir 32 horas semanais de atividades práticas nas unidades de saúde e 8 horas de atividades acadêmicas no curso de especialização em Atenção Básica, oferecido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS). “O médico tem a oportunidade de atuar na atenção básica, que é a porta de entrada do SUS e onde 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos. Uma experiência valiosa para a carreira”, enfatizou o Secretário da SGTES.
Durante os doze meses do programa, o médico é acompanhado mensalmente pelo supervisor e passa por três avaliações. A composição da nota leva em conta a avaliação do supervisor - que equivale a 50% da nota; do gestor e equipe em que atua - 30% da nota, e a autoavaliação do médico - 20% da nota. Somente os profissionais que cumprirem as atividades estabelecidas pelo programa e receberem nota mínima de sete terão benefício da pontuação adicional de 10% nas provas de residência em todo país.
Dos 3.040 profissionais que concluíram o Provab 2013, 1.612 entraram na residência médica em 2014. Além disso, 555 profissionais continuaram a atuar na atenção básica, mas optaram em migrar para o Programa Mais Médicos. Em 2012, primeira edição do programa, somente 350 médicos participaram.

Transplante de medula: governo amplia o numero de leitos


Com os novos recursos, a expectativa é triplicar o número de leitos destinados, sobretudo, a pacientes sem ligação familiar
Até 2016, os pacientes que precisam de um transplante de medula óssea poderão contar com um número maior de leitos para a realização do procedimento. A expectativa do Ministério da Saúde é triplicar os existentes, passando de 88 para 250. A partir de incentivo financeiro, o objetivo é ampliar a capacidade de realização de transplante de medula óssea não aparentado (alogênico) no país. A pasta vai investir R$ 240 mil para abertura de cada novo leito ou ampliação dos já existentes, destinados a transplantes entre doadores e receptores sem ligação familiar. O recurso garante ainda a criação e a melhoria da qualificação da equipe de atendimento, a aquisição de equipamentos e materiais, além de permitir a reforma e/ou construção dos Centros de Transplantes, que hoje somam 27 unidades. Em 2003, eram apenas quatro serviços.
Para receber os recursos, os hospitais precisam apresentar um projeto ao Ministério da Saúde, se comprometer a habilitar cinco leitos e a realizar, no mínimo, dez transplantes de medula óssea não aparentado por ano, considerado o mais complexo. O transplante de medula óssea é um procedimento de alta complexidade. O paciente transplantado praticamente zera toda a sua capacidade de resposta imunológica, e, por isso, requer infraestrutura hospitalar que atenda requisitos de segurança, como isolamento, e uma equipe multidisciplinar qualificada para garantir o sucesso do procedimento.

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o Brasil ampliou o número de potenciais doadores de medula óssea nos últimos anos. Em 2003, eram 300 mil. Hoje, são mais de 3,5 milhões de pessoas inscritas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). “Agora, um dos desafios a ser superado na área é garantir, aos pacientes que encontraram um doador compatível, acesso a leitos para se submeterem ao transplante. Por isso, estamos investindo na ampliação do serviço, estimulando, com recursos financeiros, hospitais públicos e filantrópicos a integrarem a rede de instituições credenciadas para realização deste tipo de procedimento. Esperamos passar de 88 leitos para 250 nos próximos dois anos”, ressaltou o ministro.

Outra novidade na área é a possibilidade de expansão da rede de atendimento. Antes restrito a hospitais de ensino, agora, a criação de novos centros também poderá ser solicitada por hospitais de gestão municipal, estadual e por entidades filantrópicas. Após aprovação e envio do recurso, o gestor local (Secretarias de Saúde Estadual e Municipal) terá 18 meses para executá-lo. Todas essas medidas estão detalhadas na Portaria 2.758, de 11 de dezembro de 2014.

Referência mundial no campo dos transplantes, o Brasil realiza 95% dos procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do maior sistema público de transplantes do mundo. Em 2013, foram realizados 23.457 transplantes pelo SUS, sendo 2.113 de medula óssea, dos quais 1.059  foram autólogos e 672 alogênicos, sendo que 270 foram não aparentados. As leucemias agudas são as principais causas de transplantes no Brasil e no mundo.

REDOME – Nos últimos dez anos, o Brasil se esforçou para construir o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que é hoje o terceiro maior do mundo, com mais 3,5 milhões de registros. O banco reúne as informações genéticas e dados cadastrais dos doadores voluntários de medula óssea. Duas vezes ao dia, um sistema informatizado realiza o cruzamento das informações genéticas dos pacientes que estão necessitando de um transplante de medula com as disponíveis no Redome.
No Brasil, 78 hospitais oferecem transplante de medula do tipo autólogo (quando o paciente é seu próprio doador), e 27 unidades são credenciadas para transplantes alogênicos, entre pessoas que não são parentes. Entre 2003 e 2013, o Ministério da Saúde investiu em pesquisas envolvendo transplantes. Nesse mesmo período, a pasta fomentou 29 pesquisas nessa área, totalizando um investimento de R$ 4,4 milhões.

COMO SER DOADOR - O candidato a doador de medula óssea, com idade entre 18 e 55 anos, deve procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações. Em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para identificar a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).
Os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome. Se o doador for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro. Os doadores retornam às suas atividades habituais, em geral, dois dias após a doação, e a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.


Por Fabiane Schmidt, da Agência Saúde
Atendimento à Imprensa

(61) 3315-3580/3713

1.09.2015

Recompensa para entregar o Playboy (esse playboy não é aquele senador)

Polícia Civil faz operação no Morro da Pedreira após roubo de 193 motos