12.26.2015

Ser bonito é se sentir bem

Unir saúde e beleza pode ser difícil. Muitas pessoas procuram então as cirurgias plásticas para aumentar a autoestima. O cirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) revela que ter saúde é se sentir bem e que a beleza consiste nesse bem estar da pessoa.




Cirurgião diz que operações podem fazer muito bem para a saúde e bem estar do paciente.

Sem saúde, o ser humano não faz ou tem nada. Porém, ser saudável nos dias de hoje não é o suficiente: é preciso também ser arrumar e ficar visualmente bonito. Essa ideia de que é preciso se arrumar e estar apresentável é cada vez mais reforçada por todos. Mas nem todos desejam essa beleza estereotipada, vista em propagandas e telas de cinema, e sim a beleza natural, de quem se sente bem consigo mesmo e os próximos.

Muitas vezes a própria beleza reside na saúde. O que ele quer dizer com isso? Ele mesmo explica. “Ter saúde é sentir-se bem – e a beleza faz parte desse bem-estar. O bom funcionamento dos órgãos reflete no exterior, e esse é só mais um dos motivos pelo qual a saúde e a beleza andam juntas”.

Os procedimentos muitas das vezes causam uma melhora na estética e aumentam substancialmente a autoestima do paciente, mas nem sempre é esse motivo que o leva a procurar a clínica médica. “A blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras), por exemplo, pode não ser somente uma correção estética. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela retira as bolsas de pele que se formam em cima das pálpebras e atrapalham a visão, o que deixa a pessoa com um aspecto mais jovial”.

E esse é só um dos modelos sobre como a beleza e a saúde andam lado-a-lado. “Até mesmo ações que não envolvem cirurgias plásticas fazem parte disso. Detalhes do dia a dia, como beber bastante água, por exemplo, é algo que faz com que o corpo se mantenha em equilíbrio e proporcione um aspecto saudável e bonito”. 

A saúde se manifesta por meio do corpo, - pode ser através das unhas, da silhueta, da pele, do cabelo, etc. Portanto, para se manter saudável e bonito com atitudes do cotidiano, o ideal é manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos, dormir bem, não se estressar, e como já citado anteriormente, beber muita água.

Porém, existe quem não fica satisfeito com as soluções naturais propostas, e então procura um médico cirurgião. “E essa é uma das nossas funções: ajudar as pessoas a reconquistarem a sua autoestima, mantendo – e até melhorando – a sua saúde”.


Para isso, é preciso uma conversa franca entre cirurgião e paciente, em que fique claro que, apesar da cirurgia, o médico não faz milagres. “A pessoa precisa estar ciente das expectativas, do tempo de recuperação e das limitações que podem acontecer nesse período, por isso é tão importante uma conversa entre médico e paciente antes de qualquer intervenção”.

O mais importante, antes de tudo, é manter a saúde em dia – e então, aliá-la com a beleza, já que não se consegue mais separar as duas nos dias de hoje. “Levar uma vida saudável irá proporcionar a uma saúde melhor e consequentemente, trará consigo beleza. É preciso que as pessoas entendam isso. Nós, médicos, estamos aqui para retocar e ajudar no que for preciso depois, mas o primeiro passo é o paciente se conscientizar e tomar as atitudes certas”.
Alderson Luiz Pacheco
Cirurgião Plástico

6 estratégias para espantar a preguiça e engrenar na atividade física


  • Getty Images
    Segundo o IBGE, 46% dos brasileiros adultos não praticam nenhum exercício
    Segundo o IBGE, 46% dos brasileiros adultos não praticam nenhum exercício
Que a atividade física traz benefícios para o corpo e a mente –como melhora das condições cardiorrespiratórias, perda de peso e alívio do estresse--, todo mundo sabe. A despeito disso, segundo Pesquisa Nacional de Saúde feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2013, quase metade dos adultos em nosso país (46%) não faz nenhum exercício.
Aderir e manter uma atividade física ao logo da vida é algo que depende, basicamente, de dois aspectos: desejo e necessidade.
A seguir, os especialistas ouvidos pelo UOL nesta reportagem dão dicas para que você engrene na prática de atividade física.
Fontes: Gabriel Ganme, especialista em medicina esportiva e do exercício pela Escola Paulista de Medicina; Gisele Maria Schwartz, pesquisadora do Laboratório de Estudos do Lazer da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) de Rio Claro (SP) e Laura Castro de Garay, profissional de educação física e coordenadora do curso de graduação em educação física da Faculdade Gama e Souza, no Rio de Janeiro.

1

 

Busque uma atividade compatível com a sua habilidade

Pesquisadores do Centro de Pesquisa Biomédica Pennington, em Louisiana, nos Estados Unidos, analisaram o mapa do genoma humano, de 2000 a 2007, para descobrir quais genes contribuem para a aptidão física de cada indivíduo. Entre as conclusões, está a de que as características genéticas influenciam, sim, no processo de adaptação de algumas pessoas a determinados tipos de treinamentos físicos. É sabido que pessoas afrodescendentes têm fibras musculares propícias a exercícios de explosão, como corridas de cem metros. Nas caucasianas, as fibras musculares são de contração lenta, mais adequadas para exercícios aeróbicos, de longa duração, como caminhadas.

2

 

Entenda que o processo de mudança do corpo é lento

Muitas pessoas desistem porque não enxergam resultados imediatos. Não dá para acreditar que você vai emagrecer dez quilos em um mês ou ganhar muitos músculos no mesmo período.

3

 

Tenha em mente a recompensa que espera

Ter prazer na atividade é outro fator importante, mas não essencial. O exercício não tem de ser 100% prazeroso, mas a recompensa que você ganha ao fazê-lo tem de estar clara na mente. A pessoa precisa tirar algo positivo daquela atividade para manter o estímulo. Assim, talvez você não sinta satisfação em acordar mais cedo para ir à academia ou por ter de passar no parque para correr após o trabalho, em vez de ir direto para casa. Mas se o esforço for feito com um propósito, a atividade ganhará significado.

4

 

Comece devagar

Nos primeiros meses, a pessoa vai avaliar se gosta daquele exercício. E, geralmente, se ela ultrapassa o primeiro semestre, consegue se manter na prática. A partir desse período, se a desistência acontecer, provavelmente ela estará ligada a fatores externos e não à vontade do praticante. Para que o início seja estimulante, comece com calma. Nesse período, vale fazer exercício duas vezes por semana, por cerca de 20 minutos, e ir evoluindo gradualmente. E caso o professor que coordene a prática não dê um retorno ao aluno sobre a evolução de desempenho após os primeiros meses, é interessante cobrar. Isso vai ajudar a enxergar os benefícios que foram adquiridos até então e a manter a motivação.

5

 

Relembre atividades físicas que te davam prazer

Puxe da memória atividades físicas que fazia quando era jovem por puro prazer ou experimente uma modalidade que imagina ser gostosa.

6

 

Facilite a rotina

O melhor é escolher um local para praticar que seja próximo do trabalho ou de casa. Também é preciso descobrir em qual horário do dia você tem mais motivação

Lua de São Jorge

Gonzaguinha canta "O Que É, O Que É?"

12.25.2015

ÚLTIMOS ÁLBUNS DE UOL MULHER





O passado sombrio de um paladino da moral

O histórico político do atual líder do PSDB no Senado é um dos mais vexatórios de que se tem notícia. Hoje vociferando discursos em nome da ‘ética’, Cássio Cunha Lima (PB) já foi cassado pelo TSE, quando governador, por abuso do dinheiro público. Com um currículo tão frágil, por que o senador se sente confortável para pedir moralidade sem ser questionado?

cássio cunha lima passado sombrio
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) | Agência Senado

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) foi enérgico em um discurso nesta quinta-feira (6) ao exigir que o Brasil realize novas eleições com o objetivo de tirar Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República.
“Houve uma convocação, um chamamento do vice-presidente da República e nós estamos aqui para concordar com ele, parcialmente, no sentido de que só será possível encontrar alguém que unifique o país por meio de novas eleições”, disse o líder tucano no Senado.
Cunha Lima, hoje um dos principais porta-vozes do impeachment de Dilma Rousseff e conhecido pelas suas falas inflamadas de combate à corrupção, se sente à vontade para vociferar em nome da ética e da moralidade sem ser questionado.
Em 2008, o então governador Cássio Cunha Lima foi cassado por unanimidade pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por uso indevido de dinheiro público. Seu vice, José Lacerda Neto (DEM), também foi obrigado pela Justiça a deixar o cargo.
O jornalista Paulo Nogueira, do DCM, enxerga com estranheza a blindagem de que goza Cunha Lima na mídia.
“Por conta da campanha que faz contra o governo de Dilma, Cunha Lima tem sido entrevistado com frequência pela mídia nacional. Mas ninguém toca em seu passado. Livre de explicações, ele acabou se convertendo em mais uma amostra da blindagem de que gozam tucanos perante a mídia”, afirma o jornalista.
Embora já reconhecido como Ficha Suja em 2010, Cunha Lima venceu e concorreu a eleição para senador valendo-se da decisão do STF de só aplicar a nova Lei da Ficha Limpa a partir das eleições de 2012. Se a aplicabilidade da lei já estivesse em vigência em 2010, o atual senador sequer poderia candidatar-se a um cargo eletivo.

Dinheiro voador

Além da ação pela qual teve o seu mandato cassado, Cunha Lima enfrenta outros graves entraves na Justiça.
Há mais de dois anos a ação criminal que investiga esquemas de desvios de recursos e lavagem de dinheiro em sua campanha eleitoral de 2006 está parada aguardando a substituição do juiz pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.
O líder do PSDB é réu na Operação Concord, da Polícia Federal, que apura esquemas de desvios de recursos e lavagem de dinheiro.
A operação é conhecida por ter provocado, literalmente, uma chuva de dinheiro na capital paraibana, João Pessoa. Isso porque para não ser pego em flagrante pela Polícia Federal, um operador da política local, Olavo Lira, conhecido como Olavinho, teria jogado R$ 400 mil do alto do edifício Concord.

Ministra pede providências a Sergio Moro

À frente da Operação Lava Jato, o juiz federal Sergio Moro também já atuou de forma ativa em outro caso (bastante conhecido dos paraibanos): o ‘Escândalo do Dinheiro Voador’ ou ‘Caso Concord’, em que Cássio Cunha Lima é acusado de distribuição de dinheiro para compra de votos.
A investigação ainda tramita em segredo de Justiça no Supremo Tribunal Federal (STF), tendo como relatora a ministra Rosa Weber.
Recentemente, Rosa Weber pediu providências ao juiz Sergio Moro para dar celeridade ao processo.
“Atribuo ao Juiz Federal Sergio Fernando Moro, magistrado instrutor, os poderes previstos no referido dispositivo, para doravante praticar os atos ali previstos e ordinatórios quanto ao trâmite deste inquérito”, disse Rosa Weber.
Veja aqui o despacho de Rosa Weber.
Diferentemente da “celeridade” que pauta a Lava Jato, Moro não dispensou a mesma conduta e o processo contra Cássio está parado

Emprego para a namorada e supersalário

Em 2013, o senador Cássio foi denunciado por empregar a namorada e a sogra na prefeitura e na Câmara Municipal de Campina Grande, sua cidade natal. Jackson Azevedo, seu cunhado, também ganhou um cargo de supervisor da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na cidade (relembre aqui).
Derrotado na eleição do ano passado, quando tentava mais uma vez ser governador do Paraíba, Cássio Cunha Lima confessou, em um debate entre candidatos, receber um supersalário R$ 52 mil. A remuneração do parlamentar tucano ultrapassa o teto constitucional brasileiro de R$ 29.462,25, valor que é pago mensalmente a um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Farra da boca livre

“Congresso banca `hábito gourmet´ dos parlamentares”. Foi com esse título que o jornal Estado de S.Paulo denunciou (relembre aqui) as despesas com bocas-livres patrocinadas por parlamentares em que eles torram dinheiro público sem dó nem piedade.
O jornal ilustra a matéria com a reprodução da nota fiscal 221515 do restaurante “Porcão”, de Brasília, o preferido dos políticos que não se importam com o valor da conta, emitida em nome do senador Cássio Cunha Lima.
Valor: R$ 7.567,60, ou seja, mais de dez salários mínimos. Na parte de “discriminação das mercadorias” encontra-se uma singela informação: “Refeições”. Não diz nem quantas foram servidas porque isso, certamente, não interessa a ninguém.
A boca-livre com dinheiro público foi oferecida pelo senador, após uma homenagem a seu pai, o ex-parlamentar e ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima

A FÚRIA DOS QUE SAÍRAM DO ARMÁRIO


  ·
Texto do escritor Eric Nepomuceno para o site Carta Maior sobre a agressão de que foi vítima Chico Buarque de Holanda por um grupo de desocupados no Riio de Janeiro. Eric estava junto com chico na hora dos insultos.


O que mais impressiona – e preocupa – na agressão verbal que um grupo de garotões cuja profissão principal é ser filho de pai rico lançou contra Chico Buarque na noite da segunda-feira, 21 de dezembro? Três coisas. Primeiro, a extrema fúria dessa direita desgarrada que acaba de sair do armário embutido. Segundo, a facilidade com que repetem o que dizem os grandes meios de comunicação. E terceiro, a incapacidade para qualquer gesto minimamente civilizado.
Chico saía de um jantar com amigos quando, ao buscar um táxi, passou a ser chamado de ‘petista’. Ouviu a repetição de clichês idiotas repetidos à exaustão pelos meios de incomunicação e pelos deformadores de opinião. A um dos garotões ele respondeu com humor. Dizia o valentão que defender o PT quando se mora em Paris é fácil. ‘Você mora em Paris?’, perguntou Chico. E o rapaz respondeu: “Não, quem mora em Paris é você!’. Chico, então, perguntou: ‘Você andou lendo a Veja?’. A ironia continua sendo uma válvula de escape. Mas para ter ironia é preciso inteligência, artigo definitivamente raro na praça.
Não foi a primeira nem a décima agressão verbal que ele e seus amigos ouvem, todas relacionadas ao PT, a Lula e a Dilma. O mais recomendável é, sempre, fazer ouvidos moucos. Mas também essa regra tem suas exceções. O episódio de segunda-feira foi inevitável: Chico estava no meio da rua, é pessoa pública, reconhecível a milhas marítimas de distância.
Mais grave é saber que não foi a primeira nem a decima ocasião, e também não terá sido a última. O país está polarizado como poucas vezes esteve nos últimos 50 ou 60 anos. O grau de agressividade, de furiosa intransigência dessa direita recém-saída de um imenso armário – certamente embutido – é o que mais chama a atenção. E preocupa. Muito. Dizer na cara de alguém ‘Você é um merda’ pode ter consequências sérias. Chico sabia e sabe que qualquer reação à altura não faria outra coisa que atiçar ainda mais a fúria dessa direita desembestada, fartamente alimentada pela grande imprensa. Até nisso a direita recém assumida em sua verdadeira essência é covarde. Até quando?
O país se acostumou às tristes cenas de violência entre torcidas organizadas no futebol. Elas pelo menos têm a decência de se uniformizar, ou seja, é fácil identificar o adversário à distância.
Essa direita troglodita, não. Ataca à traição. E sabe que figuras públicas como as que foram atacadas à sorrelfa não costumam reagir, para não alimentar a sede mesquinha dos escrevedores de intrigas.
Há poucos registros, que eu me lembre, de alguém que tenha saído do armário com tanta sede de ação. Cuidado com eles: tantas ganas reprimidas, quando subitamente liberadas, desconhecem limites.

 Eric Nepomuceno

12.24.2015

Dicas para deixar sua festa ainda mais animada

Promotora de eventos sugere atividades que prometem agitar a sua família

Atividades simples podem tornar o seu Natal ainda mais divertido (Foto: Thinkstock)

O cardápio, a decoração e os presentes deste Natal já devem estar prontinhos para o grande dia. Mas que tal deixar a festa ainda mais animada? Acredite, você não vai precisar gastar muito tempo e nem muito dinheiro.
Com a ajuda da promotora de eventos Renata França, separamos algumas dicas que prometem agitar o clima natalino e surpreender a sua família. Anota aí:
1. Organize uma sessão de cantoria no karaokê
Imagine seus tios, primos e sobrinhos soltando a voz no microfone. É diversão garantida! Vale até se inspirar no “The Voice” e organizar competições. Aqueles familiares mais tímidos podem ser os jurados. Quem sabe não são descobertos novos talentos da música?
2. Proponha um concurso de melhor prato
Toda família tem aqueles pratos clássicos, que não podem faltar em dias de festa. Cada um deles é especialidade da avó, do tio, da prima… Que tal incentivar todos esses chefs de mão cheia a darem o melhor de si e organizar um concurso para eleger a melhor receita da noite? Só não vale ficar triste!
3. Faça uma urna com pedidos para 2016
Desejos, planejamentos e votos para o próximo ano já fazem parte do clima de final de ano. A dica é aproveitar essa esperança no ar e preparar uma urna de pedidos. Em pedaços de papel, os familiares podem escrever o que querem para o próximo ano e depositar as fichinhas na urna. Para incrementar a ideia, que tal deixar que cada pessoa ascenda uma vela que represente seus pedidos? A casa ficará linda iluminada!
4. Arrase nas playlists
Não tem nada que anime melhor uma festa do que música, concorda? Pensando nisso, o Meus 5 Minutos pediu a ajuda do DJ Leonardo Ruas, que preparou playlists superespeciais no Spotify do Meus 5 Minutos para cada momento da sua comemoração: chegada dos convidados, troca de presentes e ceia. Solta o som!

Para as crianças:

Para a criançada, a diversão também é garantida! (Foto: Thinkstock)
5. Organize uma oficina de biscoitos natalinos
É comum que as crianças da família fiquem ansiosas para o momento da troca de presentes. Enquanto ele não chega, entretê-las no preparo de receitas de Natal pode ser uma ótima ideia. O melhor é que, depois, todo mundo pode aproveitar o resultado. Lá no Colheradas tem uma receita de biscoito deliciosa e super fácil de fazer.
6. Incentive a doação de brinquedos
A ideia é incentivar o espírito solidário nos pequenos e pedir que, antes que recebam os novos brinquedos, separem alguns que não usam mais para doar às crianças carentes. Basta juntar tudo e, depois, levá-los para entregar as doações em instituições.
7. Contem histórias
É fácil encontrar na família alguém que tenha talento para contar histórias. Aqui, vale escolher clássicos natalinos ou até pedir que os avós e tios contem histórias antigas que envolvam seus familiares. É uma ótima oportunidade para matar a saudade de outras épocas e preservar a memória da família com a ajuda das novas gerações.
8. Promova brincadeiras clássicas
Para entreter as crianças, que tal recorrer àquelas brincadeiras que animaram sua infância? Passa anel, batata quente, dança das cadeiras… Os adultos também podem (e devem) participar!