1.09.2016

Coreia do Norte busca ajuda da China para tratado de paz com os EUA, diz agência

Segundo especialista, objetivo de teste nuclear foi persuadir norte-americanos a entrarem em negociação com Pyongyang

Reuters
Coreia do Norte - A Coreia do Norte busca um tratado de paz com Estados Unidos, China e Coreia do Sul para encerrar formalmente a Guerra da Coreia, e não vai interromper seus testes nucleares até que o acordo seja firmado, disse à Reuters uma pessoa que retransmitiu tal mensagem da Coreia do Norte para a China.
Nesta quarta-feira, o país anunciou ter conduzido seu quarto teste nuclear desde 2006, provocando ameaças de maiores sanções contra si, embora os EUA e especialistas em armas tenham colocado em dúvida a declaração de Pyongyang de que o artefato se tratava de uma bomba de hidrogênio.

Coreia do Norte, liderada por Kim Jong-un, realizou teste com bomba nuclear nesta quarta-feira
Foto: Reuters

O teste voltou a levantar questões entre as potências mundiais sobre o que pode ser feito para deter o programa nuclear norte-coreano.  “A explosão é sobretudo para os EUA vejam. O principal objetivo é persuadir os EUA a entrarem em negociações entre os quatro países para dar um fim à guerra, para que assim possa haver uma paz perene na península coreana”, disse a fonte.  
A fonte, que possui conexões na capital da Coreia do Norte e previu com sucesso o primeiro teste nuclear do país, em 2006, disse que os testes continuariam até que a demanda do Norte por um tratado seja atendida.
“A Coreia do Norte vai até fim, até que China e Estados Unidos queiram assinar um tratado de paz”, disse a fonte, que não quis ser identificada.
A Guerra da Coreia, que ocorreu entre 1950 e 1953, terminou com um armistício, e não um tratado de paz, assinado pelos Estados Unidos, representando as forças da ONU, os militares da Coreia do Norte e o Exército chinês.

Nenhum comentário: