1.09.2016

Vídeo mostra PM colocando objetos em mochila de manifestante em SP

Policia do Governo de São Paulo dá porrada em estudantes 

SSP diz que não há indícios de má conduta por parte dos policiais.
Jovens foram detidos na Praça Roosevelt em ato contra aumento da tarifa.

Do G1 São Paulo
Policial coloca material na mochila de manifestante (Foto: Reprodução/Jornalistas Livres)Policial coloca material na mochila de manifestante (Foto: Reprodução/Jornalistas Livres)
Um vídeo divulgado neste sábado (9) mostra um policial militar colocando objetos supostamente encontrados em um poste na Praça Roosevelt, no Centro de São Paulo, dentro da mochila de um manifestante detido na noite desta sexta-feira (8) no ato contra o aumento da tarifa do transporte público. O material seria um explosivo feito com recipientes de desodorante. Veja o vídeo aqui.
As imagens feitas pelo site de notícias Jornalistas Livres mostram quatro manifestantes sendo detidos. Na sequência, um dos policiais pega um material atrás de um poste. Ele coloca no chão junto com um saco plástico. Depois, os policiais revistam e esvaziam as mochilas dos jovens detidos e livros e cadernos são misturados com o material.
A polícia interroga os manifestantes sobre as mochilas e um policial coloca os materiais misturados em uma das mochilas e apenas o saco plástico continua no chão. Ao final, os manifestantes foram levados para o 78º Distrito Policial, nos Jardins.
A Secretaria da Segurança Pública informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não há indícios de má conduta por parte policiais militares. A pasta aguarda as imagens sem edição para se posicionar.
A pasta diz ainda que "todas as ações são filmadas pela própria PM, que apresentou no 78º Distrito Policial imagens que mostram o suspeito detido atirando um artefato explosivo contra as viaturas e agentes de segurança que estavam no local".
Policial pega material atrás de poste (Foto: Reprodução/Jornalistas Livres)Policial pega material atrás de poste (Foto: Reprodução/Jornalistas Livres)
No total, 17 pessoas foram levadas para a delegacia durante o protesto. Balanço da Secretaria Municipal de Transportes mostra que oito ônibus foram depredados durante o ato. Um carro da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), um da SPTrans e dois da PM também foram depredados. Três agências bancárias foram danificadas, uma na Rua 24 de Maio e outras duas na Rua Xavier de Toledo, no Centro. 
Três policiais foram feridos por causa de pedras atiradas durante o confronto. A PM não informou o número de manifestantes feridos.
Houve depredação em ruas do Centro e muitas bombas foram lançadas pela PM. Por volta das 19h20, um grupo tentou ocupar ambos os sentidos da Avenida 23 de Maio. A PM decidiu reprimir e o confronto começou.
A tarifa de ônibus, trens e metrô sobe de R$ 3,50 para R$ 3,80 neste sábado (9) e o protesto foi convocado pelo Movimento Passe Livre (MPL) por causa do aumento. A concentração do ato aconteceu por volta das 17h, de forma pacífica, na Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Theatro Municipal, para depois seguir por ruas da região.
(O G1 acompanhou o protesto no Centro em TEMPO REAL, com fotos e vídeos)
Motoristas retornam pela ciclovia da Avenida Paulista (Foto: Reprodução/TV Globo)Motoristas retornam pela ciclovia da Avenida Paulista (Foto: Reprodução/TV Globo)
Segundo o Movimento Passe Livre, cerca de 30 mil participaram do ato. A PM diz que foram 3 mil manifestantes.
Confusão durante protesto no Centro de São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)Confusão durante protesto no Centro de São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Confusão durante protesto no Centro de São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)Confusão durante protesto no Centro de São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)
  •  
Policial aponta arma para pessoa após apartar briga no Viaduto do Chá (Foto: Marcelo Brandt/G1)Policial aponta arma para pessoa após apartar briga no Viaduto do Chá (Foto: Marcelo Brandt/G1)
  •  
Manifestação contra aumento das tarifas em São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)Manifestação contra aumento das tarifas em São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Fogo em lixo na rua que dá acesso do Theatro Municipal, no Centro de SP (Foto: Marcelo Brandt/G1)Fogo em lixo na rua que dá acesso do Theatro Municipal, no Centro de SP (Foto: Glauco Araújo/G1)
  •  
Protesto acontece no Centro de São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)Protesto acontece no Centro de São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)
  •  
Faixa do MPL em frente ao Theatro Municipal em concentração do protesto nesta sexta-feira (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)Faixa do MPL em frente ao Theatro Municipal em concentração do protesto nesta sexta-feira (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)
Manifestantes escrevem faixa que será carregada em protesto contra aumento da tarifa do transporte público (Foto: Glauco Araújo/G1)Manifestantes escrevem faixa que será carregada em protesto contra aumento da tarifa do transporte público (Foto: Glauco Araújo/G1)
PMs com armaduras estão bem perto dos manifestantes. Ato segue concentrado na Praça Ramos (Foto: Marcelo Brandt/G1)PMs com armaduras estão bem perto dos manifestantes. Ato segue concentrado na Praça Ramos (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Mascarados vão à frente da manifestação. Grupo passa em frente da Galeria do Rock, no Centro. (Foto: Glauco Araújo/G1)Mascarados vão à frente da manifestação. Grupo passa em frente da Galeria do Rock, no Centro. (Foto: Glauco Araújo/G1)
Protesto Passe Livre (Foto: Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo)Faixa simboliza usuários pulando catraca em ato na Lapa (Foto: Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Mascarada durante protesto no Centro de SP (Foto: Marcelo Brandt/G1)Mascarada durante protesto no Centro de SP (Foto: Marcelo Brandt/G1)
tópicos:

Nenhum comentário: