2.09.2016

Globo mostra ao vivo como que se pratica censura

Globo fatima-bernardes
A jornalista Fátima Bernardes, da Globo, durante a transmissão do desfile das escolas de samba do Rio: “Isso vai ficar muito estranho”.
Foi um ato de censura explícita da Globo. E o assunto explodiu nesta terça de carnaval (09) nas redes sociais e nos blogs relacionados à mídia. A maior rede de TV do País sacaneou a Escola de Samba Vila Isabel e só passou parte de seu desfile. A transmissão do segundo dia do grupo especial começou por volta das 22h45 de segunda-feira (08), quando a escola de Martinho da Vila ainda passava pelo Sambódromo,  com o samba enredo homenageando o “esquerdista” Miguel Arraes (seria esta a razão da censura?). A situação, inusitada, criou embaraços para os narradores Luis Roberto e Fátima Bernardes. Eles não puderam apresentar o final do desfile da Vila Isabel. A situação, esdrúxula, equivale à transmissão da decisão do campeonato brasileiro de futebol somente até os 15 minutos do segundo tempo. Quer dizer: não há lógica alguma. E a situação se tornou vexatória para a emissora carioca porque o áudio da indignação dos apresentadores vazou.
Nos diálogos que vieram a público, Luis Roberto pergunta: “Faltam duas alegorias. Isso não vai ser narrado pra Globo? Pro compacto?” A resposta não é ouvida, mas possivelmente foi “não” já que Fátima observa: “Nossa, se o compacto ficar sem esse final vai ficar muito estranho.”  Mais estranho ainda é o ato deliberado de censura à Vila Isabel. Ainda mais que a abertura do desfile da escola passou ao vivo somente pelo portal G1, mas sua apresentação acabou cerca de 20 minutos antes do fim, com ainda dois carros por passar.

Globo luta contra queda da audiência

Por causa da constante queda na audiência, a Globo, já há alguns anos, começa as transmissões do Carnaval com o desfile já em andamento. Para compensar o que não foi mostrado, exibe, depois, ao final, um compacto com a apresentação da primeira escola. Neste ano, quando a emissora amarga índices de audiências ainda menores, decidiu não não mostrar as duas primeiras escolas de cada noite. Mas a repercussão negativa foi tamanha, que a Globo teve que rever a sua decisão.
No blog de Maurício Stycer,  especializado em TV, a critica à decisão da Globo termina com um elogio à postura de Fátima Bernardes, pois a crítica que ela fez ao vivo se revelou acertada. Na manhã desta terça-feira, a Globo exibiu um compacto de 45 minutos do desfile da Vila Isabel. E quem assistiu, percebeu que a transmissão foi encerada secamente por Luis Roberto com uma imagem da atriz Aghata Moreira, logo depois da passagem da ala Teatro dos Mamelungos — sem mostrar o final da escola.”Como previu Fátima, ficou estranho”, escreveu Stycer.
Ouça o áudio que vazou da Fátima Bernardes alertando que “ficaria estranho cortar o desfile”:
Video Player

There are 31 comments


  1. Eliel Miranda
    A retaliação, refere-se a homenagem que Martinho da Vila queria fazer ao LULA, como o melhor Presidente de todos os tempos, saudosismo das suas práticas em apoio ao regime militar.
    1. Cláudio Celso Monteiro Jr.
      Exatamente, e agravado pelo fato do Lula também ser pernambucano. Mas o próprio enredo em homenagem ao Arraes, que nunca seria – como não foi- um golpista desagrada a Globels !
    2. Robelio Orcca
      A Globo editou literalmente o Carnaval de 2016.
      Ao assistir na Globo algo que lhe interesse, mude de canal no momento do comercial. Quem anunciar na Globo que se dane!
  2. Manoel Fortuna
    também censurou o final da letra da Viradouro que fala da intolerância e combate à desigualdade social e racial
  3. Carlos Magno Barbosa
    A rainha do PIG destruiu o futebol no país e agora faz o mesmo com o carnaval.
    Com o desinteresse crescente com a F1 e dos patrocinadores desses 3 programas, a audiência segue na razão direta do declínio causado pela própria, hoje reduzida em 30% segundo a Foglia, sua co-irmã do PIG, também já agonizando no CTI midiático.
    Quem semeia ventos…
  4. Elza
    Foi retaliação ao Nordeste, a Pernambuco, a esquerda, pois o enredo da Vila homenageava o centenário de Miguel Arraes e a cultura pernambucana. Não foi nada de audiência foi vingança mesmo.
    1. Carlos Reis
      Se foi isso mesmo, fizeram muito bem… O nordeste deveria ser separado do resto do Brasil essa região FUDEU o país…
  5. Rogerio ruas
    Globamanipulacao faz pensamento e maneja o pensamento . Faz o pobre fica rico. O rico fica pobre brincar deus
  6. Valdete Lima Valdete Lima
    O povo tem que se indignar! O Morro de São Carlos não viu a sua escola amada, assim também como o Morro dos Macacos não viu a sua amada Vila Isabel! Em troca disso, tem que ver o bigbrother? Programa infame com porres homéricos e cópulas para que o público veja? O Rio não é Sodoma e Gomorra, ainda! O povo sambista tem que pressionar para que a globo perca a concessão!
  7. wilson maejima
    O PIG – A MÍDIA GOLPISTA – MENTEM PARA VOCÊ 24 HORAS – PORQUE SÃO VIRA LATAS – ENTREGUISTAS – ANTI PATRIOTAS – CORRUPTOS – SONEGADORES – QUADRILHEIROS – GOLPISTAS …
    FILHOTES DA DITADURA …
    ASSISTAM O VIDEO …
    ” UM GOLPE DE POUCOS BRANCOS ,CONTRA TODOS OS POBRES ”
    Esta burguesia que fede, uma elite branca invasora ,
    uma direita golpista , raivosa …
    estrangeira , antipatriota , sonegadora , corrupta, impia, ardilosa,
    entreguista, vendilhona, e seus coxinhas idiotizados pela midia
    porca sonegadora e golpista.
    Todos estão brincando com suas vidas,
    Todos se enriqueceram com a escravização do povo.
    Com a corrupção e a sonegação…
    Alquém tem que avisa-los que são a MINORIA .
    Apenas 12 milhões .
    Nós o povo brasileiro , somos 192 milhões.
    Se forçarem a gente ir para o embate fisíco …
    Serão VERGONHOSAMENTE derrotados e PUNIDOS…
    Por isso cuidem-se …
    Paguem seu pecados, e se aquietem …
    Enquanto estão vivos !!!
    Porque no Inferno não haverá mais tempo !!!
  8. nilton
    manda a globo se f…….. não precisamos dela, essa empresa sempre viveu da desgraça do povo
  9. Elizabeth Brito Correia
    Acho que deveriam acabar com o monopólio de só a rede globo transmitir os desfiles das escolas de samba.
  10. Israel Costa
    Essa é a Globo! Será que a campeã não vai ser a escola que homenageou Miguel Arraes, pai do Guel Arrael (diretor de programa da Globo)?
  11. Israel Costa
    Essa é a Globo! Será que a campeã não vai ser a escola que homenageou Miguel Arraes, pai do Guel Arraes (diretor de programa da Globo)?
  12. Ricardo Santos
    Na minha casa nada que se refere a essa emissora podre, não entra! Vamos torcer para outra emissora transmitir o desfile das escolas, a Band ou a Record, e o Esporte Interativo e a Fox dominarem as transmissões esportivas, a Record mandando bem nas suas novelas, é o FIM dessa tv a serviço do Mal. Fora de vez, RG!
  13. Oliveira
    Os canalhas de esquerda reclamando, queria ver se o bostinha da Vila tivesse colocado um boneco homenageando o Lularapio, seria a maior vaia já vista em um desfile desta porcaria chamado carnaval.
  14. Sara
    Eu não assisto a globosta…mais o que eles fizeram ficou feio pra elas mesmo…
    Acha que fazendo isso vai ganhar mais audiência….
    Mais vao é se lascar tudinho…
    Eles querendo ou não ….vai dar é LULA DE NOVO COM A FORÇA DO POVO.
  15. nega do Timbal
    Pois não é Fátima?. Ficou muito estranho…20 minutos tempo suficiente pra passar duas alegorias.Nossaaaaaaaaaaaaaaaa,Caraca, também não entendi.Isto chamamos de que mesmo?
     



Um comentário:

Anônimo disse...

A Globo pode continuar fazendo o que quiser, eu não sou obrigado a ligar meu aparelho em nenhum canal. Também acho que é muito mimi, síndrome de vira-lata, etc. A Globo não tem poder para fazer um Nordeste que não exista, ela só tem poder sobre alienados espalhados em todas as regiões. Exclui da minha agenda o programa do Jô e até o momento não perdi nada. A matéria é normal, simples, corriqueira assim como outras, mas os comentários são interessantes, uns também insanos....