2.10.2016

Mangueira é campeã do carnaval 2016 com homenagem a Bethânia

Abre-alas com jatos de água e carcará gigante foram destaques alegóricos.
Unidos da Tijuca ficou em segundo lugar; Estácio de Sá foi rebaixada.

Do G1
 
A Mangueira venceu o carnaval carioca pela 18ª vez com 269,8 pontos. A verde-e-rosa homenageou a cantora Maria Bethânia, que já passou pelo sambódromo uma vez, quando a escola fez desfile sobre os Doces Bárbaros em 1994. Em segundo lugar ficou a Unidos da Tijuca, com 269,7 pontos.
(O G1 acompanhou ao vivo a cobertura da apuração das escolas de samba do Grupo Especial do Rio. Veja aqui)
A Estácio de Sá, que voltou ao carnaval da elite neste ano, foi rebaixada com 265 pontos. A escola exaltou São Jorge na avenida.
Na busca pelo título do Grupo Especial, que havia sido conquistado pela última vez em 2002, a Mangueira celebrou os 50 anos de carreira da cantora baiana, fechando a noite com um desfile de luxo e sofisticação, além da presença de muitos artistas. Já o enredo da Unidos da Tijuca foi "Semeando sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado".
Bethânia e religião
O lado religioso da cantora foi uma inspiração forte para o carnavalesco Leandro Vieira. Nascida em Santo Amaro da Purificação, Bethânia é de família católica e iniciada no candomblé.

A comissão de frente era formada por 15 bailarinas negras com um figurino ousado, que fazia parte da coreografia e deixava os seios à mostra, como guerreiras Oyá – orixá relacionada à valentia.
Porta-bandeira chamou a atenção no desfile da Mangueira (Foto: Fabio Tito/G1)Porta-bandeira chamou a atenção no desfile da Mangueira (Foto: Fabio Tito/G1)
Maria Bethânia é a grande homenageada pela escola de samba  (Foto: Alexandre Durão/G1)Maria Bethânia é a grande homenageada pela escola de samba (Foto: Alexandre Durão/G1)
A primeira porta-bandeira, Squel, apareceu "careca", com uma touca de látex que cobria a cabeça. Ela se apresentou vestindo uma fantasia grandiosa representando o Axé do candomblé.
O carro abre-alas, que representa Oyá e Oxum, orixás muito presentes na vida de Bethânia, lançava jatos de água numa destaque fantasiada de Oxum, a deusa que habita as águas doces. Outro destaque alegórico foi o carro com um enorme carcará, ave que deu nome à música que projetou Maria Bethânia nacionalmente.
A Mangueira desfilou com 4.300 componentes (Foto: Alexandre Durão/G1)A Mangueira desfilou com 4.300 componentes (Foto: Alexandre Durão/G1)
Desfile estrelado
Muitos artistas, amigos e parentes de Bethânia, participaram do desfile - além da própria cantora. Um dos carros alegóricos veio estrelado, cheio de cantores e atores.

Entre eles estavam Caetano Veloso, irmão de Bethânia, e o filho dele Tom, Mart'nália, Adriana Calcanhoto, Chico César, Zélia Duncan, Lúcia Veríssimo, Regina Casé, Vanessa da Mata, Renata Sorah e Ana Carolina.
No chão e à frente do carro, foram Alcione, grande amiga de Bethânia, e Rosemary. No carro que representou a Bethânia católica, um dos destaques foi a sambista Beth Carvalho, mangueirense ilustre, que há dois anos não saía na escola. Também no chão, foram os atores Cauã Raymond e Aílton Graça – no segundo desfile da noite.
Cauã Reymond mostra simpatia antes do início do desfile (Foto: Alexandre Durão/G1)Cauã Reymond mostra simpatia antes do início do desfile (Foto: Alexandre Durão/G1)
Caetano Veloso presta homenagem a Maria Bethânia  (Foto: Marcelo Brandt/G1)Caetano Veloso presta homenagem a Maria Bethânia (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Apuração e desfile das campeãs
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) sorteou na quarta (18) a ordem dos quesitos que tiveram os envelopes abertos com as notas da apuração do carnaval do Rio.

A ordem da abertura dos envelopes foi: samba-enredo, enredo, comissão de frente, fantasias, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, evolução, bateria e alegorias e adereços. Por isso, alegorias e adereços, o último critério a ser lido, foi o primeiro critério de desempate, seguido das notas de bateria.
As seis melhores colocadas voltam à Sapucaí no sábado (13), a partir de 21h, para o Desfile das Campeãs.
 

Nenhum comentário: