3.24.2016

A Rede da Legalidade e os jornalistas livres

Instalada nos porões do Palácio Piratini, em Porto Alegre, a rede formada por 114 emissoras de rádio ajudou a impedir golpe em 1961

Os porões lotados da sede do governo gaúcho, onde foi instalada a Rede da Legalidade - Foto: Reprodução/Governo RS
Os porões lotados da sede do governo gaúcho, onde foi instalada a Rede da Legalidade – Foto: Reprodução/Governo RS
No começo, era só um microfone e um toca-discos, nos porões do Palácio Piratini, a sede do governo gaúcho. No dia seguinte, 28 de agosto de 1961, virou uma rede formada por 114 emissoras de rádio, que chegou a transmitir em alemão, espanhol e inglês.
João Goulart, então vice-presidente, dormia no Hotel Raffles, na distante Cingapura, quando Jânio Quadros renunciou à Presidência da República, em Brasília. Com o vice fora do País, voltando de uma viagem à China e à União Soviética, os ministros militares decidiram dar o golpe.
Não esperavam que um estúdio improvisado nos porões de um palácio aglutinasse a resistência, com locutores se revezando ao microfone 24 horas por dia. O governador Leonel Brizola liderou o movimento, mas os profissionais da comunicação também tiveram o seu papel.
“Não temos armas na cintura e muito menos nas nossas costas. Nossa arma é a pena e nossa tribuna a Rede da Legalidade. Somos 200, 300 ou 400. Todos voluntários”, divulgaram, referindo-se a si mesmo como “jornalistas livres” do Rio Grande do Sul. “Não somos trabalhistas, não somos pessedistas, não somos udenistas, nem comunistas. Somos brasileiros. Somos democratas. Somos legalistas.”

Nenhum comentário: