3.07.2016

ESTRABISMO DEVE SER TRATADO NA INFÂNCIA


Estrabismo deve ser tratado na infância
Além de afetar esteticamente o indivíduo, o estrabismo pode não desenvolver a visão do olho comprometido.
Grande parte das doenças oftalmológicas já começam a aparecer na infância. Uma delas, que pode causar um trauma para a vida toda, é o estrabismo. “O estrábico terá os olhos desalinhados, ou seja, tortos, podendo ser para dentro ou para fora, para cima ou para baixo”, explica a oftalmologista Ana Paula Canto, da Clínica Canto.
Segundo ela, a condição pode ser evidente ou sutil. “Há casos em que olhando para a criança percebe-se que os olhos estão tortos, mas o estrabismo também pode ser sutil, causando uma perda da profundidade do campo de visão ou maior esforço para enxergar. Às vezes, a criança começa a inclinar a cabeça para ver melhor, causando torcicolo”, esclarece.

Além de afetar esteticamente o indivíduo, o estrabismo pode impedir o desenvolvimento da visão do olho comprometido. A oftalmologista ressalta que o estrabismo nunca é normal e não se cura sozinho. “O que pode acontecer é que até os quatro meses de idade os ‘olhos podem dar uma desviadinha’, porém, essa situação é rara e por períodos curtos e ocorre porque os reflexos de alinhamento ocular ainda não estão maduros”, salienta.

Dra. Ana Paula explica que, na infância, dependendo do caso, a doença pode ser tratada com óculos ou até cirurgia e exercícios oculares. “Caso haja ambliopia (‘olho preguiçoso’, ou seja, diminuição da visão), ela também deve ser tratada o mais precocemente possível. Normalmente são prescritos óculos e exercícios no olho fraco para forçá-lo a desenvolver a visão”, esclarece. “Se o tempo do tratamento da ambliopia passar e não houver resultado positivo, a visão do olho não pode ser recuperada e a cirurgia para correção do estrabismo será apenas estética”, enfatiza.

Nenhum comentário: