5.22.2016

Texto impressionante

Eu não amo ninguém




Parece egoísmo começar um texto assim, mas é a minha verdade um pouco digamos, anti-estética.


Fazendo um retrospecto da minha vida eu penso que todas as vezes que pensei estar amando, vivendo esse sentimento, muito provavelmente eu estava embriagada pela paixão, fruto das minhas euforias, minhas crises em meio aos picos do transtorno que me acompanha.

Então eu fico muito apreensiva e com medo de que eu realmente possa não ter jamais conseguido amar ninguém de verdade...Sendo que eu passei a ser medicada somente nos últimos dez anos... Provavelmente todos os meus sentimentos sempre foram regados no solo das minhas extremidades (depressão profunda, euforia extrema) e lá tudo cresce demais. Sendo fruto doce ou amargo. Cresce e multiplica. 

Tenho medo de que não tenha dado a ninguém algo puro e verdadeiro, somente criações da minha patologia... será?  

Será que eu sei amar alguém? Não por egoísmo, mas por realmente não saber como é ? 

Por não conseguir sentir o amor isolado das tintas exageradas do transtorno bipolar e por contaminar as pessoas com o peso da insuportabilidade que é lidar com a minha eterna carência de algo que nenhuma dessas pessoas poderá suprir... 

Por estar sempre me doando em toneladas para colher pequenos frutos, tantas vezes abortados, viciada em amar do jeito errado, fazendo sempre do jeito errado, mandando o recado torto e afastando quem realmente importa...  

Talvez seja por isso que eu não amo ninguém, mas acredito amar muitas pessoas... 

Elas ficam guardadas na minha mente e eu escrava de cada uma delas, dando voltas em círculos com meus pensamentos doentios... A reciprocidade não se cultiva, se tropeça nela um dia e você percebe que já fazia parte de tudo desde o início. 

Não se pede amigos, não se pede amor, não se come amor. E se enquanto faminto você achar que pode se sustentar encima do que você pensa sentir, que pode sugar algo de alguém, isso sim é injusto e egoísmo para com o outro.

Quando se ama alguém? Quando realmente não é retrato do egoísmo das suas necessidades refletidas na presença de uma pessoa, seja seu filho, cônjuge, pais, amigos... esse amor, não seria o preenchimento que essas pessoas fazem de determinadas necessidades, bem especificas? Que quando não atendidas, esse amor é abalado? Então não seria amor, pois o amor não deveria ser condicional... 

E se você, embriagado de paixão, euforia ou qualquer tipo de distúrbio "criou" uma pessoa naquela criatura, deu-lhe qualidades, características, personalidade que provavelmente ela nem tem, mas para que você pudesse assim, ama-la. A quem você está amando? Você não ama ninguém. 

E hoje eu me pego pensando se eu já aprendi a amar alguém... É bastante horroroso eu estar falando sobre isso sendo que já sou mãe, sou casada e tenho amigos maravilhosos... 

Mas é a verdade e eu me questiono, o que estou fazendo com vocês? 

Será que não estou apenas sugando atenção, será que eu realmente os amo, do jeito certo? 

Ou pelo menos saudável? Não é egoísmo querer lapidar a vida da filha? 

Até onde  se diz que se ama um companheiro? O que é amar alguém? E os amigos? O quanto a gente se dá para cada um, será que é o quanto esse amigo deseja? 

O que procuramos nas pessoas? 

É mesmo amor? Que amor?
 Foto do perfil
Ghiza Rocha

Nenhum comentário: