7.27.2016

'NYT' alerta para poluição da Baía de Guanabara

Matéria publicada no jornal norte-americano The New York Times nesta terça-feira (26) conta que os especialistas em saúde no Brasil têm um conselho para os nadadores, velejadores e praticantes de windsurf que participarão dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro: Manter a boca fechada.
"Atletas estrangeiros vão nadar literalmente em excremento humano, e correm o risco de ficar doente", disse o Dr. Daniel Becker, um pediatra local, que trabalha em bairros pobres. "É triste, mas também preocupante."
A reportagem do NYT diz que apesar das promessas do governo ha sete anos atrás em combater a poluição da Baía de Guanabara no Rio, com fabulosas praias, as autoridades reconhecem que os seus esforços para tratar o esgoto e o lixo têm deixado muito a desejar. Na verdade, os ambientalistas e os cientistas dizem que as águas do Rio estão muito mais contaminadas do que se pensava anteriormente.
> > Keep Your Mouth Closed: Aquatic Olympians Face a Toxic Stew in Rio
Matéria do The New York Times fala que governo não cumpriu promessa de despoluição da Baía de Guanabara feita ha 7 anos quando foi aprovada para sediar os jogoss
Matéria do The New York Times fala que governo não cumpriu promessa de despoluição da Baía de Guanabara feita ha 7 anos quando foi aprovada para sediar os jogoss
De acordo com o jornal norte-americano, testes recentes do governo e cientistas independentes revelaram uma quantidade enorme de bactérias super resistentes que podem causar diarreia e vômito. Também se fala das "super bactérias" que podem ser fatais para as pessoas com baixa imunidade. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio também encontraram grave contaminação nas praias de bairros  luxo como Ipanema e Leblon, onde cerca de meio milhão de espectadores Olímpicos devem passear e mergulhar durante o período dos jogos olímpicos. 
O pescador Romário Monteiro de 45 anos passou a vida dentro da Baía de Guanabara lembra quando as águas eram cristalina e os peixes abundantes.
A rede jogada ao mar produz chega com mais lixo do que peixes, além de  televisões, cães mortos e de vez em quando um golfinho morto por ingerir plástico.

Nenhum comentário: