9.01.2016

Como combater a procrastinação

Você conhece a sensação: tem 20 e-mails não lidos, o trabalho se acumula na sua mesa e tudo precisa ser concluído até o fim do dia

preguiça-sedentarismo-sofá-deitado- (Foto: Thinkstock)
Quem nunca se viu parado diante de uma pilha de trabalho que parece se multiplicar e simplesmente se sentiu paralisado? Ou pior: impelido, por algum impulso perverso, a flanar na internet ou mergulhar num jogo de celular. Se isso já aconteceu com você, ok. Simplesmente está sofrendo de um dos problemas mais comuns do mundo: a procrastinação. Todos nos sentimentos culpados uma hora ou outra, mas só alguns de nós lutamos contra esse problema todos os dias. Procrastinadores crônicos repetem a frase “vou fazer isso mais tarde” como um mantra. E, então, deixam as tarefas desabarem sobre eles como roupas que caem de um guarda-roupa lotado.
Esse comportamento leva à questão: por que fazemos isso? Por que nos colocamos mais estresse do que o que já é inevitável? Como se pode constatar, a procrastinação está programada em nosso cérebro. 
De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Research Personality, alguns procrastinadores crônicos são tão hábeis em deixar as atividades para depois que a atitude se torna parte de sua personalidade. Isso torna a procrastinação um problema a ser combatido, já que certos traços de personalidade, de fato, nos encoraja a agir assim.
A pesquisa também indica que a procrastinação não está vinculada à inteligência. Isso significa que qualquer um pode ser um procrastinador e que não há nada errado com uma pessoa que luta contra esse comportamento. Isso apenas significa que alguns de nós têm de se esforçar mais para se livrar do hábito, enquanto outros, naturalmente, não têm esse problema.
Como lidar com a procrastinação? Um texto da revista Inc. oferece duas dicas simples e eficientes.
1. Apenas comece
Simplesmente começar um projeto geralmente é a parte mais difícil do trabalho para os procrastinadores. Mas se conseguimos fazer isso no meio de um ataque de procrastinação, a tendência é que sejamos levados a continuar trabalhando. Por quê? Porque nossos cérebros são suscetíveis a algo chamado Zeigarnik effect (efeito Zeigarnik). Essencialmente, somos mais propensos a completar uma tarefa uma vez que ela ganha impulso. E a única maneira de ganhar impulso é dando o pontapé inicial. 
2. Divida as grandes tarefas em partes
“Ok, tudo isso parece muito bom”, você está pensando. Mas o meu problema é justamente começar. Nós adiamos grandes tarefas porque elas são aterrorizantes. Sabemos que elas vão consumir todo o nosso tempo, não nos deixando lacunas para fazer o que queremos fazer (como relaxar no sofá com pipoca e Netflix).
Para nossa sorte, há um truque psicológico simples para superar esse medo de começar. Pegue uma grande tarefa e divida-a em pequenas partes. É realmente mais tranquilo se comprometer com duas ou três pequenas atividades do que com uma grande.
Mais uma vez, o simples ato de começar cria uma dinâmica. Antes que você se dê conta, o projeto estará concluído. E, então, no fim das contas, teremos mais tempo livre para fazermos o que queremos do que teríamos se nos deixássemos levar pelo hábito da procrastinação. Quebrando grandes tarefas em passos menores, a tendência é se sentir mais motivado para começar e, finalmente, irá construir o impulso necessário para ver um projeto completo.

Nenhum comentário: