10.11.2016

INCRIMINANDO O LULA (A missão)

Lula: Lava Jato imita Porta dos Fundos (veja o video aqui).

Um texto relembrando o vídeo do grupo de humor Porta dos Fundos, em que um delegado da Polícia Federal toma o depoimento de um delator e faz um esforço descomunal para obter revelações de Lula e Dilma, enquanto ignora denúncias contra tucanos, foi publicado nesta terça-feria 11 no site do ex-presidente Lula.

A lembrança da equipe de Lula à sátira da Lava Jato feita por Gregório Duvivier e Fábio Porchat faz referência a uma reportagem da Folha de S. Paulo publicada também nesta terça, em que o jornal afirma que a força-tarefa da investigação recusou a delação premiada do ex-diretor da Odebrecht Alexandrino Alencar, que é próximo de Lula e não incriminou o petista em seus depoimentos.
"Mais uma vez, procuradores da força-tarefa tentam forçar delações para incriminar Lula a qualquer custo", diz o texto da página de Lula. "O fato de Alexandrino não ter imputado nenhuma ilegalidade a Lula fez com que os procuradores não aceitassem a sua delação", acrescenta, lembrando que "essa não é a primeira vez em que procuradores são acusados de pressionar pessoas a trocarem benefícios penais por depoimentos que incriminem o ex-presidente".
A jornalista Mônica Bergamo, colunista da Folha, concorda que "procuradores só aceitam delação de executivo da Odebrecht se ele incriminar Lula" (veja aqui). Leia a íntegra do texto publicado no site de Lula e relembre abaixo o vídeo do Porta dos Fundos:
O jornal Folha de S.Paulo publicou hoje que teria sido recusada proposta de delação do ex-executivo da Odebrecht, Alexandrino Alencar, por ela não imputar crimes ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ("Lava-Jato recusa delação de ex-diretor próximo a Lula", 11/10/2016). Os procuradores estariam pressionando Alencar a dizer que as palestras do ex-presidente teriam sido fictícias, quando todas as palestras aconteceram e estão devidamente registradas. O fato de Alexandrino não ter imputado nenhuma ilegalidade a Lula fez com que os procuradores não aceitassem a sua delação.
A acusação feita aos procuradores é grave, séria e precisa ser apurada. Essa não é, inclusive a primeira vez em que procuradores são acusados de pressionar pessoas a trocarem benefícios penais por depoimentos que incriminem o ex-presidente. Essa prática é apenas mais uma dentro da verdadeira guerra jurídica (lawfare) promovida por integrantes do Ministério Público contra o ex-presidente. 
A defesa do ex-presidente já havia pedido em junho que a Procuradoria-Geral da República investigasse acusações de que Léo Pinheiro estaria sendo obrigado a incriminar o ex-presidente Lula em troca de redução penal. As indicações de que as delações não obedecem o critério da voluntariedade exigida por lei deveria levar à anulação delas. 
A pressão de investigadores para tentar incriminar o ex-presidente Lula e a parcialidade da Operação Lava Jato são tamanhas que até inspiraram um vídeo de humor do grupo Porta dos Fundos, intitulado, justamente, "Delação".




Nenhum comentário: