12.14.2016

Lula interpela Noblat a explicar antecipação de suposta decisão de Moro

247 - Os advogados do ex-presidente Lula protocolaram interpelação judicial contra o jornalista Ricardo Noblat, por uma publicação feita por ele no Twitter. Segundo o jornalista de O Globo, o juiz Sérgio Moro "condenará Lula no início do ano". "Mas não mandará prendê-lo", completou.
Em nota à imprensa, os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins explicam que a Interpelação Criminal é medida preparatória de eventual queixa-crime por delitos contra a honra do ex-presidente Lula.
A ação pede a Noblat para confirmar a autoria das declarações publicadas no Twitter e, ainda, para que explique se efetivamente as publicações se baseiam em juízo de valor do próprio jornalista - o que se afasta do conceito de "furo"- ou se houve contato com o juiz Federal Sergio Fernando Moro, ou com algum documento ou minuta por ele elaborada.
Abaixo alguma das publicações de Noblat (feitas ontem) no Twitter:
"Moro condenará Lula no início do ano. Mas não mandará prendê-lo. Sastisfeito?"
"A prisão ficará para quando ele for julgado em segunda instância."
"P/os q duvidam q Lula será condenado: já imaginaram se Moro, depois de tudo, o absolvesse? O q aconteceria?"
A seguir a nota dos advogados de Lula:
Nota
Na condição de advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolamos na data de ontem (13/12/2016) Interpelação Criminal em face do jornalista Ricardo Noblat para que ele indique se reconhece a autoria e esclareça o teor de declarações publicadas na conta @BlogdoNoblat, no Twitter.
Após ser instado por seguidores a revelar um "furo", o jornalista publicou a seguinte declaração: “Moro condenará Lula no início do ano. Mas não mandará prendê-lo. Satisfeito?”.​
Em publicação anterior, Noblat afirmou: Nine. É assim que Moro se refere a Lula quando está entre amigos".
A Interpelação Criminal é medida preparatória de eventual queixa-crime por delitos contra a honra do ex Presidente Lula. A ação pede a Noblat para confirmar a autoria das declarações publicadas no Twitter e, ainda, para que explique se efetivamente as publicações se baseiam em juízo de valor do próprio jornalista - o que se afasta do conceito de "furo"- ou se houve contato com o juiz Federal Sergio Fernando Moro, da 13a. Vara Federal Criminal de Brasília ou com algum documento ou minuta por ele elaborada.
A ação foi distribuída na Comarca de Brasília, onde reside o jornalistas Ricardo Noblat.
Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins

Nenhum comentário: