12.20.2016

Michelle Obama diz que não pretende concorrer à presidência dos EUA

A Oprah, primeira-dama disse que não quer prolongar sacrifícios dos filhos. 'Acho que algumas pessoas estão apenas esperançosas', avaliou.

Do G1, em São Paulo
Primeira-dama Americana, Michelle Obama, fala durante evento de campanha da democrata Hillary Clinton, na quinta-feira (13), em Manchester  (Foto: Jim Cole/ AP)Primeira-dama Americana, Michelle Obama, fala durante evento de campanha da democrata Hillary Clinton, em Manchester (Foto: Jim Cole/ AP)
Em seus momentos finais como primeira-dama, Michelle Obama negou que poderá no futuro concorrer à presidência nos Estados Unidos, após ver seu nome ganhar força politicamente durante a campanha que elegeu o republicano Donald Trump à Casa Branca. Em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey exibida na noite desta segunda-feira (19) na TV americana, ela disse que não pretende colocar sua família por mais tempo no centro das atenções.
Os rumores de que a mulher de Barack Obama poderia seguir o exemplo de Hillary Clinton, cujo marido foi presidente entre 1993 e 2001, são sustentados pelos altos índices de popularidade de Michelle e se intensificaram após a primeira-dama assumir uma postura firme contra Trump durante a campanha.
"Acho que algumas pessoas levam a sério, mas algumas estão apenas esperançosas", avaliou. "Sou bastante direta. Se eu estivesse interessada nisso, eu diria. Não acredito em jogos."
Vidas 'de cabeça para baixo'
À apresentadora, Michelle disse que oito anos na Casa Branca já foram o bastante, e que não quer obrigar seus filhos a enfrentar ainda mais sacrifícios. "É um trabalho duro. Quando você concorre, a vida dos seus filho para", afirmou. "Na próxima família que estiver aqui [na Casa Branca], cada um - incluindo as crianças - terá sua vida virada de cabeça para baixo de uma maneira que nenhum americano realmente consegue entender."

O atual presidente dos EUA já havia dito que a mulher não tem intenções de concorrer ao cargo, em uma entrevista a um programa de rádio, em outubro. "Ela nunca se candidatará. É uma pessoa muito talentosa e brilhante, não poderia estar mais orgulhoso dela. Mas Michelle não tem a paciência nem a inclinação para ser ela própria candidata", disse.
Obama fez uma aparição surpresa no programa de Oprah durante a entrevista.  Quando perguntado sobre o que o surpreendeu mais em sua mulher como primeira-dama, ele mencionou sua habilidade para o trabalho. "A maneira como ela misturou propósito e política com diversão para conseguir alcançar além de Washington foi magistral".

Nenhum comentário: