1.24.2017

Superando a frustração

Superando a frustração

Frustração é um estado emocional que acompanha a interrupção de um comportamento motivado, ou seja é um estado psiquico que resultam do bloqueio da motivação provocada por qualquer barreira que impede de alcançar um projeto ou um objetivo tendente.
As fontes da frustração podem ser internas ou externas. As fontes internas da frustração envolvem deficiências pessoais como falta de confiança ou medo de situações sociais que impedem uma pessoa de alcançar uma meta; causas externas da frustração, por outro lado, envolvem condições fora do controle da pessoa, tais como uma estrada bloqueada ou falta de dinheiro, por exemplo.
Em termos de psicologia, o comportamento passivo-agressivo é um método de lidar com a frustração. Quando esta não funciona, outra "solução" comumente adotada é uma "regressão" (inconsciente, consciente ou simulacra) a um comportamento infantil e mimado, geralmente visando comover ou sensibilizar terceiros através de algum tipo de apelação emocional




A frustração aparece em nossas vidas quando não conseguimos realizar nossos projetos, sonhos e desejos. Quanto maior a expectativa, maior a frustração.

Em algum momento da vida, experimentaremos algum tipo de frustração. Ela é uma companheira de viagem indesejável; não permite que você sonhe ou imagine novos projetos. Nos sentimos impotentes, fracassados, com baixa autoestima, complexados, sem ilusões e motivação.

Muitas pessoas nos aconselham a ler livros de autoajuda ou então agir como se já tivéssemos conseguido alcançar determinado objetivo. Projete, pense, planeje, reflita e sonhe com eles.

O que acontece com a frustração


Normalmente, o sentimento de frustração atrapalha esse exercício de projeção. Quando estamos frustrados, o medo aparece. “E se eu falhar de novo?”. Será melhor nem tentar?

Quando conseguimos nos livrar desse sentimento voltamos a desejar, projetar e “correr atrás” dos nossos sonhos. Mas até lá, temos um longo caminho a seguir.

Se nos sentimos frustrados, com sentimentos negativos e derrotistas, não acreditamos nos nossos sonhos. O caminho a seguir é o da aceitação.

E se eu não conseguir? Posso viver sem isso? Qual é a realidade que me limita? Existem outros caminhos para encontrar a felicidade?

Aceitar é “ser capaz de viver intensamente e plenamente a nossa vida”, buscando novos caminhos para realizar nossos sonhos. Muitas vezes, caminhos diferentes nos levam ao mesmo destino.

Em muitos casos, o que nos atrapalha é a nossa ansiedade e impaciência. O exagero gera frustração, porque nem sempre as coisas acontecem no tempo e forma esperada ou desejada. Isso pode atrasar ou bloquear nossos objetivos

Quando aceitamos a realidade, a frustração desaparece. Podemos encontrar novos caminhos para sermos felizes.

Dessa forma, com outros sentimentos como a aceitação, a compreensão e a tranquilidade, seguiremos nosso caminho em direção aos sonhos. Não é necessário paralisar nossa vida; os caminhos se entrelaçam e muitas vezes a vida nos reserva grandes surpresas; coisas boas e inesperadas podem nos acontecer, embora não sejam exatamente o que sonhamos.

Aceite a vida e seja feliz. Reconheça que as coisas não acontecem quando e como queremos. Não existe um modelo pronto, viva a vida como ela se apresenta.

Nenhum comentário: