3.04.2017

Água para o nordeste

Água da transposição feita por Lula e Dilma emociona nordestinos(clique aqui para assistir o vídeo)

As águas do rio São Francisco que estão chegando ao sertão da região Nordeste por meio das obras de transposição feitas nos governos de Lula e Dilma estão provocando uma onda de emoção e alegria entre a população dos municípios atendidos; em Sertânia, na divisa de Pernambuco com a Paraíba, moradores não resistiram e festejaram na água o momento histórico; região é contemplada pelo Eixo Leste da obra, que tem 217 km de extensão; ao todo, as obras de transposição, realizadas pelos governos Lula e Dilma, vão beneficiar 12 milhões de pessoas em 390 localidades em PE, PB, CE e RN, além de 294 comunidades rurais às margens dos canais; "Se não fosse Lula e Dilma, não teria isso aqui não", diz um morador de Sertânia, ao mostrar a água chegando no reservatório da cidade As águas do rio São Francisco que estão chegando ao sertão da região Nordeste por meio das obras de transposição feitas nos governos de Lula e Dilma estão provocando uma onda de emoção e alegria entre a população dos municípios atendidos. 
Mesmo com placas alertando para os riscos de afogamento, os moradores de Sertânia, na divisa entre Pernambuco e Paraíba, fizeram a festa com a chegada da água do Velho Chico. A água está enchendo o reservatório de Campos, no Eixo Leste.
Ao todo, as obras de transposição, realizadas pelos governos Lula e Dilma, vão beneficiar 12 milhões de pessoas em 390 localidades em PE, PB, CE e RN, além de 294 comunidades rurais às margens dos canais.
Em seguida, a água do Rio São Francisco passará pelo reservatório Barro Branco, pelo Túnel Engenheiro Giancarlo e pela Adutora Monteiro. Depois de completar os 217 quilômetros de extensão no Eixo Leste, que termina no açude de Poções, o projeto beneficiará o município de Monteiro (PB) este mês.
Em fase de conclusão, o Eixo Leste possui seis estações de bombeamento, que são responsáveis por elevar a água de um terreno baixo para outro mais elevado. A estrutura também contém cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios, que captam a água no reservatório de Itaparica, em Floresta (PE).
O ex-presidente Lula comemorou a conquista dos nordestinos. "O Nordeste está em festa. O Velho Chico finalmente chegou ao sertão para melhorar as milhões de pessoas que antes estavam condenadas a ter vidas secas", diz texto publicado na página do ex-presidente Lula no Facebook.
Lula compartilhou em sua rede social vários vídeos de pessoas comemorando a chegada da água na região. "SE não fosse Lula e Dilma, não teria isso aqui não", diz um morador de Sertânia, ao mostrar a água chegando no reservatório da cidade (leia mais).


Nenhum comentário: