4.07.2017

Vicente Cândido: voto em lista fortalece partidos e a própria democracia


247 – O deputado Vicente Cândido (PT-SP) acredita que a Operação Lava Jato criou as condições para que o Congresso finalmente aprove a reforma política. É o que ele afirma em entrevista aos jornalistas Tereza Cruvinel e Leonardo Attuch, na TV 247.
Uma das mudanças mais importantes, já pactuada entre os partidos políticos, é o voto em lista, em que os eleitores votarão em listas pré-definidas pelos partidos e não em candidatos individuais. "Essa mudança fortalece a democracia partidária e própria democracia, uma vez que não há democracia sólida sem partidos fortes", diz ele. Um impacto importante do voto em lista, diz ele, é a redução do custo de campanhas. "O Brasil tem hoje as campanhas mais caras do mundo para o Parlamento."
Outro ponto importante da reforma política é fortalecimento da democracia direta. Com as mudanças, se 1% dos eleitores conseguirem assinaturas eletrônicas, será possível propor projetos de iniciativa popular e plebiscitos, em diversos temas, como, por exemplo, a liberação da maconha. "É preciso reconhecer que há uma crise de representatividade e o Congresso deve responder aos anseios da sociedade".
Segundo Vicente Cândido, a democracia brasileira está na UTI e a saída para a crise deve vir da política, do parlamento – e não do Judiciário.

Nenhum comentário: