5.15.2017

Novo medicamento para câncer de pulmão ajuda a reduzir progressão da doença.

Quando comparado à quimioterapia, remédio chega a aumentar em 12 meses a sobrevida do paciente.

Chegou ao Brasil no final do ano passado -2016- um novo medicamento para o tratamento do câncer de pulmão. O afatinibe (Giotrif nas prateleiras) serve para conter apenas um tipo bastante específico da doença, quando o paciente tem um adenocarcinoma de pulmão com metástase e, além disso, apresenta uma mutação do receptor do fator de crescimento epidérmico - conhecido como gene EGFR. 

Cerca de 70% dos pacientes com câncer de pulmão têm adenocarcinomas, desses, aproximadamente 80% já apresentam metástase no diagnóstico - no fígado, osso ou cérebro-. Dentro desse grupo de metastáticos detectaram uma mutação no gene EGFR que, no Brasil, estudos mostram que é encontrada em 20 a 25% dos casos.
Quando comparado à quimioterapia, o medicamento chega a aumentar em 12 meses a sobrevida do paciente, segundo Karina de Andrade, diretora da Unidade de Negócios de Especialidades da Boehringer Ingelheim, fabricante do Giotrif. Além disso, ele pode reduzir em 27% a progressão da doença e aumentar em 25% a chance de redução do aumento do tumor. Em outras palavras, a doença demora mais para progredir.
O afatinibe apresentou maior eficácia quando comparada aos similares. No entanto, o acesso ainda é difícil, já que ele não está disponível no Sistema Único de Saúde. 
Recomendamos a leitura do artigo na integra no seguinte endereço:

Nenhum comentário: