6.19.2017

Farmácia e o farmacêutico

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO





CONTRIBUIÇÃO DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE



Os autores James & Rovers23 identificaram quatro categorias de iniciativas que podem ser implantadas pelos farmacêuticos para a melhoria do estado de saúde da comunidade:
- Acompanhamento e educação do e para o paciente; - Avaliação dos seus fatores de risco; - Prevenção da saúde; - Promoção da saúde e vigilância das doenças. O objetivo principal do profissional farmacêutico é contribuir para a melhoria da saúde da população, fazendo um trabalho conjunto com o paciente.
Como todo profissional o farmacêutico também é responsável pelo bem estar de todo cidadão.

FONTE: http://www.scielo.br/pdf/csc/v12n1/20.pdf

  Função do Farmacêutico na farmácia ou drogaria

Não se automedique. Se estiver doente, vá a um médico. Depois, leve a sua receita (prescrição) ao farmacêutico da sua confiança e peça todas as informações. Não tenha vergonha de perguntar sobre as suas dúvidas. O Farmacêutico está preparado para ajudar você.

Não permita a “empurroterapia” e saiba que nem sempre o produto mais caro é o melhor. Portanto, peça ao seu médico que, juntamente com o remédio de marca, ele indique também o similar ou genérico, aquele que vem com o mesmo princípio ativo e que possui custos diferenciados.

Não faça estoque de medicamentos em casa. É muito perigoso. Você pode intoxicar-se ou prejudicar gravemente alguém da sua família. Não receite medicamentos para quem quer que seja. Verifique sempre o prazo de validade dos produtos.

Temos o direito de exigir atendimento de um Farmacêutico formado em curso superior dentro das farmácias e drogarias, durante todo o seu horário de funcionamento.

Função do farmacêutico na indústria

O medicamento que nutre a saúde e traz o bem estar coletivo nasce após anos de estudos e é produzido pelas mãos do farmacêutico.

Função do farmacêutico na cosmética

Beleza e higiene são fundamentais para a nossa qualidade de vida. Saiba que tem farmacêutico fabricando cada produto que você usa diariamente na sua pele e em seus cabelos. As substâncias indicadas para tratamentos de beleza (prevenindo envelhecimento e corrigindo problemas, por exemplo) são da inteira responsabilidade do farmacêutico que, através de fórmulas, cria cientificamente todos esses produtos.

Função do farmacêutico nas análises clínicas

Por trás dos resultados dos seus exames clínicos e laboratoriais, do controle da poluição ambiental, dos exames toxicológicos para atletas e animais, como o antidoping, há o trabalho de um farmacêutico.

Função do farmacêutico no hospital

Todo o tratamento das pessoas dentro dos hospitais acontece sempre com um farmacêutico responsável pela farmácia hospitalar.

Função do farmacêutico nos alimentos

Desde a primeira refeição do bebê até a alimentação na terceira idade, há um farmacêutico presente controlando a qualidade dos alimentos para uma vida mais sadia.

Função do farmacêutico na pesquisa científica

O farmacêutico realiza estudos para que surjam novas drogas, novas técnicas e conhecimentos avançados sobre a vida do ser humano.

Função do farmacêutico na vigilância sanitária

O farmacêutico da vigilância sanitária é o profissional que fiscaliza todas as áreas, desde o controle da matéria-prima que serve para fabricar medicamentos (produção) até a venda destes medicamentos.

Exija farmacêutico na sua farmácia e denuncie toda e qualquer irregularidade nos Conselhos Regional de Farmácia ou na Vigilância Sanitária de sua cidade.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia.


AUTOMEDICAÇÃO

A automedicação, prática muito comum, vivenciada por civilizações de todos os tempos, é um procedimento caracterizado pela iniciativa do doente ou de seu responsável em obter ou produzir e utilizar um produto que acredita que lhe trará benefícios no tratamento de doenças ou alívio dos sintomas.
A propaganda de medicamentos nos meios de comunicação de massa constitui um estímulo frequente para a automedicação, pois explora o desconhecimento dos consumidores acerca dos produtos e seus efeitos adversos. 
O baixo poder aquisitivo da população e a precariedade dos serviços de saúde contrastam com a facilidade de se obter medicamentos, sem pagamento de consulta e sem receita médica, em qualquer farmácia, onde, não raro, encontra-se o estímulo do balconista interessado em ganhar uma comissão pela venda.
Como o texto cita acima, que a automedicação acontece desde as civilizações de todos os tempos, pelo fato de que as pessoas se medicam sem nenhuma orientação profissional, nota-se um grande número crescente de pessoas que sofrem intoxicação medicamentosa. A facilidade ao acesso a tais medicamentos, a baixa renda da população e falta de informação fazem com que esse índice aumente cada vez mais.
Sabemos que a automedicação ainda é um assunto que muito nos preocupa e sabemos o quanto será difícil acabar com a mesma através do blogger podemos mostrar o que é uma automedicação e como evita-lá.
FONTE: http://www.scielosp.org/scielo.php?



O papel social do farmacêutico


papel-social-farmaceutico

     A presença do  farmacêutico   permeia  a  história   da   humanidade. 
A busca por ervas e plantas curativas está presente desde as civilizações mais antigas. Há mais de 2.600 anos os chineses, por exemplo, já desenvolviam remédios extraindo drogas de diversas plantas para curar doenças.
Hoje além de ser capacitado para efetuar análises clínicas (exames), atuar na indústria alimentícia, testar as substâncias e estar diretamente envolvido na criação de novos medicamentos, o papel do farmacêutico passa pelo atendimento e aconselhamento da população. Muitas vezes, são estes profissionais que prestam a primeira orientação sobre os remédios, ainda no balcão das drogarias.
A professora associada da Universidade de Brasília (UnB) Dâmaris Silveira conta que o papel social do farmacêutico está justamente na orientação à população. "O profissional é treinado para garantir a utilização correta do medicamento. Não só orientar quando a dose, mas também evitar interações indesejáveis com outros remédios. Principalmente em populações com pouco acesso ao médico, o farmacêutico pode colaborar na promoção da saúde do grupo em agravos menores de saúde. Até mesmo orientar o uso mais racional do medicamento, evitando a automedicação", conta.
Este profissional da saúde é capacitado a orientar os pacientes, principalmente com o intuito de educar e instruir sobre todos os aspectos relacionados ao medicamento. Um bom diálogo com o farmacêutico colabora até na motivação do cumprimento do tratamento e pode auxiliar com a orientação sobre os efeitos adversos, validade do produto, posologia. Cabe a ele ainda, orientar, por exemplo, a substituição de um remédio pelo seu genérico de forma adequada.
A auxiliar administrativo, Luana Pinheiro, moradora do Distrito Federal, conta que a presença do farmacêutico é de grande ajuda em sua vida diária. "Quando preciso de algum medicamento, sei que posso me aconselhar com o farmacêutico. Muitas vezes, ele mesmo pode me orientar sobre como tratar sintomas mais simples, como um resfriado, uma indisposição estomacal ou sobre a forma correta de tomar algum remédio. Mas, é claro, sempre consciente que o diagnóstico cabe ao médico".
Na farmácia ainda é possível receber pequenos atendimentos como a aferição de pressão e da temperatura corporal. "A população não sabe que pode contar com o acompanhamento do farmacêutico durante o tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Por exemplo, se o paciente deseja incluir um chá para auxiliar o tratamento, o profissional pode verificar se isso não causará interferência com a medicação já prescrita pelo médico", destaca Dâmaris. O que pode, por exemplo, ser fundamental para pacientes, que além do medicamento habitual pode por meio do profissional treinado, obter mais informações sobre a doença. Ajudando a prevenir e tratar sintomas e distúrbios que não necessitam de uma consulta médica.
Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde


CONCEITO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA



Rovers (2010 apud Hepler & Strand, 1990, p. 5) define a Atenção Farmacêutica como “a provisão responsável de tratamento medicamentoso com a finalidade de alcançar resultados efetivos que melhorem a qualidade de vida do paciente”.
Segundo Bisson (2007, p. 4) o conceito de atenção ou cuidado “é o de propiciar bem estar aos pacientes”. No contexto amplo de saúde pode-se ter o cuidado por uma equipe multiprofissional tais como, enfermeiros, médicos e farmacêuticos. Sendo que para cada especialidade o foco principal é o pronto restabelecimento da saúde de seus pacientes, bem como melhorar seu cuidado global. Partindo do princípio de que saúde e bem estar dos pacientes são supremos e em se tratando especificamente do farmacêutico, este deve utilizar seus conhecimentos e habilidades para propiciar ao paciente um resultado otimizado na utilização de medicamentos.
Foi então que surgiu o termo “Atenção Farmacêutica”, derivada do inglês “Pharmaceutical Care” e está ligada ao Farmacêutico Clínico que tem como missão principal, segundo o Consenso de Granada (1999), identificar, resolver e prevenir problemas relacionados com os medicamentos (PRM) e que podem interferir com os resultados terapêuticos específicos. Portanto, constitui uma nova filosofia de exercício profissional que permitirá a cada farmacêutico ter flexibilidade para adaptar a provisão da Atenção Farmacêutica à sua realidade, tendo seus próprios recursos e habilidades, procurando sempre uma farmacoterapia racional, segura e custo-efetiva para o cuidado do paciente. Mesmo tendo a variabilidade enorme de patologias unida à ampla disponibilidade terapêutica, podendo oferecer múltiplas possibilidades de abordagem e resolução de um mesmo caso.

De acordo com o texto acima, cita a grande importância do paciente para o profissional farmacêutico, pois o mesmo trabalha para o paciente e com o paciente.
FONTE: Fragmentos extraídos do TAO em construção, das acadêmicas: Alessandra Sakaguchi, Renata Moura e Valéria Lima.



O PAPEL DO FARMACÊUTICO

O Papel do Farmacêutico

O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir.
Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate - e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao Farmacêutico. O Farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar um receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene.
como o texto acima cita, que para ser um famacêutico, você tem que está preparado para da e ser o melhor na profissão que escolheu.


Monteiro Lobato

FONTE: http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/228/o-papel-do-farmaceutico-monteiro-lobato


HISTÓRIA DA FARMÁCIA




No início das Ciências da saúde, houve época que, na pessoa do sacerdote estavam embutidos o médico, o farmacêutico e o psicólogo, entre outros.
Em 1240, a farmácia foi separada oficialmente da medicina por um edital de Frederico II, imperador da Prússia, que estabeleceu na mesma época um código de ética profissional.
Bem recente, há algumas décadas, ainda existiam farmácias com seus profissionais farmacêuticos habilitados, que formavam um vínculo de confiança na relação médico-farmacêutico-paciente.
Com o advento da indústria, seguiu-se uma tática de separação entre estes dois profissionais, fazendo com que hoje se sintam distantes entre si e até mesmo se desconheçam profissionalmente.
Com o ressurgimento da Farmácia de manipulação, como atividade restrita do profissional farmacêutico, aconteceu de forma natural o restabelecimento real deste profissional e consequentemente sua formação completa, que vai desde o preparo do medicamento até a sua dispensação, onde orienta-se corretamente o paciente quanto ao uso e aos cuidados, podendo também orientar os médicos quanto as dosagens, farmacologia e interações dos medicamentos.
A farmácia hoje tem por objetivo a promoção da saúde através da personalização da relação de confiança entre médico-farmacêutico-paciente.
Com muita certeza, hoje tem-se um tratamento altamente diferenciado na área de saúde e cada vez mais se fortalece o elo entre o médico e o paciente.
Hoje o profissional farmacêutico está ganhando seu lugar nas farmácias, então nada melhor que mostrar o verdadeiro papel doss farmacêutico.

FONTE:http://www.netwise.com.br/lagoadaprata/robson/curiosidade.html

Nenhum comentário: