6.15.2017

O que é taquicardia?


A taquicardia é uma desordem comum aonde o coração bate em um ritmo mais acelerado que o normal enquanto descansa.
É normal que o batimento cardíaco se intensifique durante o exercício ou como uma resposta fisiológica ao estresse, trauma ou doença (taquicardia sinusal).
Porém a taquicardia faz com que o coração bata mais rápido que o normal nas câmaras superiores ou inferiores do mesmo ( ou nas duas) durante o descanso.
O batimento cardíaco é controlado por sinais elétricos enviados pelos tecidos do coração.
A taquicardia ocorre quando uma anormalidade no coração produz sinais elétricos rápidos que aceleram o batimento.

Se não tratada, a taquicardia pode desequilibrar a função normal do coração e evoluir para complicações graves, incluindo:

– Insuficiência cardíaca.
– Derrame.
– Parada cardíaca repentina e morte.
Tratamentos como cirurgia, remédios e procedimentos médicos, podem ajudar a controlar o batimento cardíaco rápido ou gerenciar outras condições que estejam contribuindo com a taquicardia.

Tipos de taquicardia

Existem diversos tipos de taquicardia anormal. Cada tipo é classificado de acordo com a origem e causa do batimento rápido.

Tipos comuns de taquicardia incluem: 

– Fibrilação atrial:
Um batimento cardíaco rápido causado por impulsos elétricos caóticos e irregulares na câmara superior do coração (átrio) . Esses sinais resultam em contrações rápidas, fracas e não coordenadas no átrio.
A fibrilação atrial pode ser temporária, porém em alguns casos será necessário o tratamento.
É o tipo mais comum de taquicardia. A maior parte das pessoas com essa condição possuem anormalidades estruturais no coração relacionadas com condições como doença do coração e pressão sanguínea alta. Outros fatores que podem contribuir para a fibrilação atrial incluem o distúrbio da válvula cardíaca, hipertireoidismo e uso pesado de álcool.

– Flutter atrial:

O átrio do coração bate rapidamente de forma regular. O batimento rápido resulta de contrações fracas no átrio.
O flutter atrial é causado por circuitos elétricos irregulares no átrio. Essa condição pode sumir por si só, porém em alguns casos é necessário o tratamento médico.
Pessoas com flutter atrial geralmente experienciam também a fibrilação atrial.

– Taquicardia Supraventricular:

É originada acima dos ventrículos e tem como causa um circuito elétrico anormal do coração já presente no nascimento criando um ciclo de sinais que se sobrepõem.

– Taquicardia ventricular:

Batimento cardíaco rápido originado por sinais elétrico anormais na câmara inferior do coração (ventrículos). O batimento rápido não permite que os ventrículos se encham e contraiam de forma eficiente para bombear sangue suficiente para o corpo.
Episódios de taquicardia ventricular geralmente duram apenas alguns segundos sem maiores complicações. Episódios que duram mais de alguns segundos podem apresentar risco de morte e são classificados como emergências médicas.

– Fibrilação ventricular:

Impulsos elétricos caóticos e rápidos nos ventrículos causam tremores no coração. A fibrilação ventricular pode ser fatal se o ritmo do coração não voltar ao normal em poucos minutos com a desfibrilação.
Essa condição pode ocorrer durante ou depois de um infarto. A maior parte das pessoas que experienciam a fibrilação ventricular possuem doenças no coração ou sofreram um trauma grave como ser atingido por um raio.

A taquicardia na maior parte das vezes não é perigosa porém pode ser um sinal de complicações e doenças graves.
Se você sente o seu coração disparar com frequência fale com seu médico.

À Sua Saúde – JBlog – Jornal do Brasil

Nenhum comentário: