8.09.2017

ALIMENTOS PARA COMBATER O CÂNCER


Sete alimentos que atuam na prevenção do câncer

Veja quais nutrientes combatem células doentes e aumentam a imunidade

POR LAURA TAVARES -
Para muitas pessoas, ter ou não um câncer é uma questão de destino. Será? Um estudo publicado na edição de dezembro de 2011 do British Journal of Cancer apontou que 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos casos de câncer em mulheres poderiam ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Dentre esses hábitos, um que se destaca é a alimentação. De acordo com a nutricionista Priscila Cheung, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), uma dieta equilibrada previne não só o desenvolvimento de um câncer, mas de outras inúmeras enfermidades. "Alguns alimentos, entretanto, apresentam destaque quando o assunto é combater a multiplicação de células doentes", afirma. Confira quais são eles:

Brócolis

Um estudo publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research já comprovou a atuação dos brócolis na prevenção do câncer. "Graças a diversos compostos, como o fitoquímico sulforafano, eles têm a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas", explica a nutróloga Tarama Mazaracki, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Na pesquisa, homens com câncer de próstata que consumiram o vegetal apresentaram inibição de determinada enzima que também é alvo de medicamentos para tratamento da doença. Resultados similares também puderam ser vistos em mulheres com câncer de mama, em estudo divulgado na reunião anual da American Association for Cancer

Nossa dieta é o fator mais importante para reduzir a probabilidade de desenvolvermos câncer. Muitos estudos descobriram que pessoas com câncer têm baixa quantidade de antioxidantes. 
Vitaminas, minerais e alimentos integrais são antioxidantes que previnem ou neutralizar os radicais livres, protegendo as células contra os danos.
       
Aqui estão alguns dos alimentos em destaque:

Uva preta: Contém  ácido elágico e resveratrol, possui propriedades anticancerígenas.


Azeite de oliva extra virgem: 
Antioxidantes fenólicos. Diminui o risco de câncer de mama e de pulmão.
Tomate: Apresenta o antioxidantes mais poderosos é o licopeno,seu   corante é capaz de prevenir a ocorrência  de tumores cancerígenos em grande parte do corpo.
Cenoura:  Antioxidante que nos protege da aparição do câncer.
Shii-take cogumelo: Em processos do fígado, estimula a formação interferon (proteína relacionada com a defesa), impede tumor ou impedir o crescimento de tumores.
Cebola: Potente anticancerígeno.
Alcachofra: Possui uma  substancia eficaz na prevenção do câncer de mama e câncer de cólon a inulina.
Soja: Contém isoflavonóides, como a genisteína que inibe o crescimento de células de câncer, como o câncer de próstata e câncer de mama.
A graviola: Suas cascas e folhas são ricas em alcalóides, úteis para a segmentação de tumores.

Alho: Possui mais de 40 compostos anticancerígenos que inibem o crescimento das células que podem se tornar câncer.

BÉLIVEAU, Richard; GINGRAS, Denis. Os alimentos contra o câncer: a prevenção e o tratamento do câncer pela alimentação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007

Nenhum comentário: