8.10.2017

Orçamento aprovado para de 2018 enterra ações dos governos do Partido dos Trabalhadores


Todas as obras paralisadas no País com menos da metade da programação atingidas não serão retomadas

‘Acabou’ o Governo
No Orçamento Geral da União para 2018, o Ministério do Planejamento enterrou as ações iniciadas e concretizadas pelos Governos do PT e apresentou veto às ‘Prioridades da administração pública federal’ como o PAC, o Plano Brasil Sem Miséria, a ‘promoção da igualdade e ao enfrentamento à violência contra a mulher’, a ‘implantação do Acordo de Paris sobre Clima’, firmado na COP 21; além de todas as metas do Plano Nacional de Educação.

Lisos
Na justificativa, o Palácio emendou, driblou o vocabulário, enrolou, escreveu bonito, para entrelinhas mostrar o óbvio: acabou o dinheiro.

Parou geral
Todas as obras paralisadas no País com menos da metade da programação atingidas não serão retomadas, ao contrário do que propuseram os congressistas.

Caserna em alerta
O Governo também vetou todas as ações novas programas pelo Ministério da Defesa.

É a eleição
Em manifestação no Salão Verde da Câmara, funcionários terceirizados revelaram que muitos estão sendo demitidos. Copeiras, faxineiras, vigilantes – alguns com mais de 30 anos de serviço – são trocados por novos funcionários indicados por deputados.

Bancada do voto
“Estamos pedindo socorro”, disse uma das manifestantes. Procurada, a presidência da Câmara não se manifestou. Há uma frente suprapartidária de federais no projeto de apadrinhamento de desocupados – mas bons eleitores.

Caixa preta
A Caixa está escondendo o jogo. O departamento que responde pela Lei de Acesso à Informação pelo banco e a assessoria de imprensa indicam má vontade em responder sobre os patrocínios da instituição para eventos nos últimos 24 meses.

Amazonlandia
O vice-presidente da Disney, Greg Hale, visitará Manaus para conhecer o projeto do Bioparque temático na floresta, que a AmazonasTur quer instalar na região de Manaus.

Patriota
O PEN vai se chamar Patriota. Hoje, Jair Bolsonaro anuncia que vai trocar de partido na ‘janela’ do fim do ano para disputar a presidência pela nova legenda.

Dá cá..
O todo-poderoso Lázaro Brandão telefonou ontem para o governador do Rio, Luiz Pezão, tão logo foi confirmada a compra da folha de pagamento do Governo do Estado pelo Bradesco por R$ 1,3 bilhão. “Vou ajudar o Rio”, disse o paulista.

..e toma lá
Mas o Rio também vai ajudar muito o Bradesco. O retorno do investimento virá com bons juros sobre empréstimos diretos ou por consignação na folha; as altas taxas mensais dos serviços de contas que serão abertas etc etc.

Frevo desafinou
A base do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), começou a desabar. O PDT decidiu lançar a candidatura de José Queiróz ao Palácio do Campo das Princesas. Marília Arraes, neta do saudoso ex-governador Miguel, será candidata do PT com o apoio de Lula da Silva – que passará no Recife dentro de duas semanas.

Indefensável
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), apoiador do Governo de Nicolas Maduro na Venezuela, rebate dados de que não há democracia no país vizinho. Diz que desde a eleição de Chávez houve 21 eleições por lá e teme uma intervenção militar americana.



Coluna do jornalista coxinha  Leandro Mazzini

Nenhum comentário: