12.15.2017

Ex-executivo do Facebook diz que redes sociais estão destruindo a sociedade

Facebook ; redes sociais ; social media ;  (Foto: Reprodução/Facebook)
Um ex-executivo do Facebook declarou que se sente “tremendamente culpado” por sua colaboração na criação de “ferramentas que destroem o funcionamento da sociedade”. A declaração polêmica foi feita por Chamath Palihapitiya, que ocupou o cargo de vice-presidente para o crescimento de usuários na gigante do Vale do Silício

Em evento na escola de negócios da Universidade de Stanford, na Califórnia, o executivo, que saiu da companhia em 2011, declarou que as redes sociais são um problema global. “Elas estão corroendo os principais fundamentos de como as pessoas se comportam e se relacionam entre si”. A notícia foi dada pelos sites The Verge e The Guardian.

As críticas de Palihapitiya não visaram apenas o Facebook, mas ao ecossistema como um todo. “Os laços baseados em feedbacks rápidos e cheios de dopamina estão dilacerando a sociedade”, disse referindo-se aos almejados likes das mídias sociais. “[Não trazem] Um discurso civil, cooperação, só desinformação e mentira”, disse.

Os comentários do executivo foram feitos pouco tempo após Sean Parker, um dos primeiros investidores do Facebook, criticar a maneira como a empresa “explora a vulnerabilidade da psicologia humana, criando um looping de feedback de validação social”, durante um evento de mídia. Parte de seu discurso pode ser assistindo aqui.

Parker declarou ainda que iria usar o dinheiro que ganhou com o Facebook para fazer algo de bom pelo mundo. Já Chamath Palihapitiya disse que não usa a rede social. “Não posso controlar todos os usuários, mas posso controlar os meus filhos, e eles não têm permissão para usar essa porcaria”.

Diante dos alunos de Stanford, universidade de onde saíram vários executivos do Vale do Silício, ele pediu que tentassem entender a maneira como se relacionam com as mídias sociais. “Você não percebe isso, mas seu comportamento está sendo programado. Não foi intencional, mas agora você terá que decidir o quanto vai desistir da sua independência intelectual”, disse.

A palestra completa do executivo pode ser conferida no vídeo

Nenhum comentário: