12.14.2017

Fake news contra Lula lembram nazismo



Ricardo Stuckert

Você sabia que no dia 16 de agosto, durante a caravana ao Nordeste, Lula foi expulso de um restaurante, em Natal?
O fato não aconteceu, mas a "notícia" saiu em vários vídeos publicados no YouTube como se fosse verdadeira.
O vídeo assinado por "Primeira Mão" e intitulado "Ex-presidente Lula é expulso de restaurante aos berros" mostra uma foto de Lula num grupo de pessoas em que não há agressão alguma. O narrador conta, com erros grosseiros de concordância que parecem propositais, que "neste sábado um fato acontecido com o ex-presidente Lula chamou muita atenção". Diz, a seguir, que ele chegou ao restaurante Camarões acompanhado por um grupo de pessoas, "onde o povo expulsaram o petista aos gritos de 'Lula na cadeia'".
Em momento algum vemos imagens do que diz o narrador, o tempo todo a imagem é a foto do Lula.
Outro vídeo, publicado por "Quebra de rotina", sob o título "Ex-presidente Lula é expulso por manifestantes de restaurante em Natal", mostra imagens de um grupo de pessoas protestando dentro de um restaurante.
Diz o narrador: "Será que é verdade que o ex-presidente Lula foi expulso de um restaurante em Natal? Esse vídeo apareceu no YouTube. Dá para ver os clientes de um restaurante gritando palavras de ordem contra políticos que estavam no local. De acordo com o texto que circulou junto com o vídeo o ex-presidente Lula foi expulso de um restaurante localizado no Shopping Midday, em Natal onde Lula estaria almoçando junto com o prefeito João Dória. E ambos teriam sido expulsos do estabelecimento sob vaias e xingamentos".
Jamais poderia acontecer isso, Lula almoçar com Dória, que o insulta dia sim, dia não, mas o narrador vai em frente e pergunta: "Mas será que esse vídeo é realmente verdade?" Ele próprio conclui que não, já que Lula não estava em Natal nesse dia e sim em Feira de Santana e o protesto era contra João Dória.
Há muitos outros vídeos sobre essa "expulsão do restaurante" e dezenas ou centenas de outros com outras fake news sobre Lula que bombam na web.
Em vários deles Bolsonaro aparece rindo de Lula e fazendo o gesto de metralhar.
Trata-se ao que parece de um bem organizado esquema que visa a demolição da imagem de Lula e do PT por meio de notícias falsas como essas, com centenas de milhares de visualizações, likes e comentários positivos.
Nazistas não fariam melhor.

Nenhum comentário: