12.26.2017

Haddad: concentração da mídia aqui é absurda


O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, avalia que o Brasil tem um dos piores ambientes de comunicação do mundo, com uma concentração de mídia absurda, que se cruza com a política; "isso não tem como funcionar", diz ele; segundo ele, a alta concentração cria um ambiente de "monocultura" no campo das ideias; "assim como a monocultura não faz bem para a terra e para o meio ambiente, o mesmo acontece na política"; segundo ele, é necessário estimular a diversidade para que a sociedade possa criar seus consensos dentro de uma democracia plena, sem imposições de ideias; confira 
 Na entrevista exclusiva que concedeu à TV 247, o ex-prefeito Fernando Haddad abordou o tema da comunicação e disse que o Brasil tem hoje um dos piores ambientes do mundo, em que há uma forte concentração midiática, que se cruza com interesses políticos. 
– Saiu um estudo recente do Repórteres sem Fronteiras que mostra que a concentração da mídia é absurda no Brasil, com cruzamento com a política. Isso não pode funcionar. Nós vivemos um regime de monocultura. Ela não faz bem para o meio ambiente e também faz mal para o meio ambiente político.
Haddad afirma que essa situação é tremendamente prejudicial para a democracia brasileira.
– A democracia se faz por construção, não por imposição. Nós temos medo de construir maiorias coletivamente. Isso é a democracia. Na construção coletiva, a minoria tem seu papel e não pode ser esmagada. O respeito à minoria nasce da cultura democrática e do respeito à diversidade. A minoria pode ser minoria hoje, talvez não amanhã.
Em vídeo, Haddad também apoiou a campanha de assinaturas solidárias do 247.

Nenhum comentário: