4.15.2017

Reações adversas / Efeitos colaterais de Levofloxacino


As informações fornecidas abaixo estão baseadas nos dados de estudos clínicos, em 5244 pacientes tratados com levofloxacino e em extensa experiência pós-comercialização. De acordo com as recomendações da CIOMS, têm-se utilizado os seguintes índices de frequência:
Muito Comum: acima de 10%
Comum: de 1% a 10%
Incomum: de 0,1% a 1%
Raro: de 0,01% a 0,1%
Muito raro: menos que 0,01%
Casos isolados

- Reações anafiláticas/anafilactoides, reações cutâneas
Incomum: prurido, erupção cutânea.
Raro: urticária, broncospasmo/dispneia.
Muito raro: angioedema, hipotensão, choque anafilático/anafilactoide, fotossensibilização.
Casos Isolados: erupções bolhosas graves como Síndrome de Steven's Johnson, necrólise epidermal tóxica (Síndrome de Lyell's) e eritema multiforme exsudativo.
Algumas vezes, as reações anafiláticas/anafilactoides e mucocutâneas podem ocorrer mesmo após a primeira dose.

- Gastrintestinal, metabolismo
Comum: náusea, diarreia.
Incomum: anorexia, vômito, dor abdominal, dispepsia.
Raro: diarreia com sangue, que em casos muito raros pode ser indicativa de enterocolite, incluindo colite pseudomembranosa.
Muito raro: hipoglicemia, particularmente em pacientes diabéticos.

- Neurológica/Psiquiátrica
Incomum: cefaleia, tontura/vertigem, sonolência, insônia.
Raro: depressão, ansiedade, reações psicóticas (por exemplo: alucinações), parestesia, tremor, agitação, confusão, convulsão.
Muito raro: hipoestesia, distúrbios visuais e auditivos, distúrbios no paladar e olfato.
Casos isolados: reações psicóticas com comportamentos de auto risco, incluindo atos ou idealizações suicidas.

- Cardiovascular
Raro: taquicardia, hipotensão.
Muito raro: choque (anafilático/anafilactoide).
Casos isolados: prolongamento do intervalo QT (Ver item Superdose).

- Musculoesquelética
Raro: artralgia, mialgia, problemas no tendão incluindo tendinite (por exemplo: tendão de Aquiles).
Muito raro: ruptura do tendão (por exemplo: tendão de Aquiles). Fraqueza muscular, que pode ser de extrema importância em pacientes com miastenia grave.
Casos isolados: rabdomiólise.

- Problemas hepáticos e renais
Comum: aumento de enzimas hepáticas (por exemplo: TGP/TGO).
Incomum: aumentos da bilirrubina e creatinina sérica.
Muito raro: reações hepáticas como hepatite, insuficiência renal aguda (por exemplo: devido a nefrite intersticial).

- Problemas sanguíneos
Incomum: eosinofilia, leucopenia.
Raro: neutropenia, trombocitopenia.
Muito raro: agranulocitose.
Casos isolados: anemia hemolítica, pancitopenia.

- Outros
Comum: dor, vermelhidão no local da infusão e flebite (referente somente para infusão).
Incomum: astenia, supercrescimento de fungos e proliferação de outros microrganismos resistentes.
Muito raro: pneumonite alérgica, febre.

- Outros efeitos indesejáveis possivelmente relacionados à classe das fluorquinolonas
Muito raro: sintomas extrapiramidais e outras alterações na coordenação muscular, vasculite de hipersensibilidade e crises de porfiria em pacientes com porfiria.

Superdosagem

Sintomas
De acordo com estudos de toxicidade em animais, os sinais mais importantes após a ocorrência de superdose oral aguda com levofloxacino são: sintomas no Sistema Nervoso Central como confusão, vertigens, alterações de consciência e convulsões. Podem ocorrer reações gastrintestinais como náuseas e erosões da mucosa.
Em estudos de farmacologia clínica realizados com uma dose supra terapêutica foram observados aumento do intervalo QT.

Tratamento
Em caso de superdose, o paciente deve ser observado cuidadosamente (incluindo monitorização do ECG) e tratamento sintomático deve ser implementado.

Se ocorrer superdose aguda, deve-se considerar também a lavagem gástrica e pode-se utilizar antiácidos para a proteção da mucosa gástrica.
A hemodiálise, incluindo diálise peritoneal e CAPD (diálise peritoneal ambulatorial contínua) não são efetivas em remover o levofloxacino do corpo. Não existe antídoto específico.

“Para sua segurança, não descarte a bula e o cartucho até o uso total deste medicamento”.
.
DADOS DE SEGURANÇA PRÉ-CLÍNICA
Toxicidade aguda
Os valores da dose letal média (DL50) obtidos em camundongos e ratos após administração oral de levofloxacino foram de 1500 a 2000 mg/kg. A administração de 500 mg/Kg, por via oral em macacos induziram poucos efeitos além de vômito.

Toxicidade em doses repetidas
Foram conduzidos estudos com gavagem em ratos e macacos com duração de um e seis meses. As doses foram de 50, 200, 800 mg/kg/dia e 20, 80, 320 mg/kg/dia durante 1 e 6 meses em ratos e 10, 30, 100 mg/kg/dia e 10, 25, 62,5 mg/kg/dia durante 1 e 6 meses em macacos.
Os sinais de reações ao tratamento foram discretos em ratos, com efeitos leves principalmente na dose de 200 mg/kg/dia ou mais, com discreta redução no consumo de alimentos e alteração leve dos parâmetros hematológicos e bioquímicos. Foi concluído nesse estudo que o NOEL (Nível de Efeito Adverso Não Observado) foi de 200 e 20 mg/kg/dia após 1 e 6 meses, respectivamente.

A toxicidade após dose oral em macacos foi mínima com redução no peso corpóreo de 100 mg/kg/dia concomitante com salivação, diarreia e diminuição do pH urinário em alguns animais nesta dose. Não foi observada toxicidade no estudo de 6 meses. Os NOELS foram definidos como sendo 30 e 62,5 mg/kg/dia após 1 e 6 meses, respectivamente.
No estudo de seis meses, o NOEL foi definido como sendo 20 e 62,5 mg/kg/dia em ratos e macacos, respectivamente.

Toxicidade reprodutiva
O levofloxacino não causou dano na fertilidade ou no desenvolvimento reprodutivo em ratos com doses orais tão altas quanto 360 mg/kg/dia ou com doses intravenosas até 100 mg/kg/dia. O levofloxacino não foi teratogênico em ratos com doses orais tão altas quanto 810 mg/kg/dia ou com doses intravenosas tão altas quanto 160 mg/kg/dia. Não foi observada terotogenicidade quando coelhos receberam doses orais até 50 mg/kg/dia ou doses intravenosas até 25 mg/kg/dia. O levofloxacino não apresentou efeito na fertilidade, e seu único efeito no feto foi a maturação retardada como resultado de toxicidade materna.

Genotoxicidade
Na ausência de ativação metabólica, o levofloxacino não induziu mutações gênicas em células bacterianas ou de mamíferos, porém induziu aberrações cromossômicas em células de pulmão de hamster chinês in vitro em concentrações iguais ou superiores a 100 μg/mL. Testes in vivo (micronúcleos, alteração de cromátides irmãs, síntese de DNA não programada e testes letais dominantes) não mostraram qualquer potencial genotóxico.

Potencial fototóxico
Estudos em ratos após ambas as administrações oral e intravenosa mostraram que o levofloxacino apresenta atividade fototóxica apenas em doses muito elevadas. O levofloxacino não demonstrou qualquer potencial genotóxico nos ensaios de fotomutagenicidade e reduziu o potencial de desenvolvimento de tumor nos ensaios de fotocarcinogenicidade.

Potencial carcinogênico
Não houve indicação de potencial carcinogênico em um estudo de dois anos em ratos com administração na dieta (0, 10, 30 e 100 mg/kg/dia).

Toxicidade nas articulações
Em comum com outras fluorquinolonas, o levofloxacino mostrou efeito na cartilagem (vesículas e cavidades) em ratos e cães. Estes efeitos foram mais característicos em animais jovens.

Modo de usar

Os comprimidos de levofloxacino devem ser engolidos sem mastigar com suficiente quantidade de líquido e administrados pelo menos 2 horas antes ou depois da administração de sais de ferro, antiácidos e sucralfato, pois pode ocorrer redução na absorção
Depois de aberto, o levofloxacino ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15°C a 30C).

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Idosos: as doses recomendadas são válidas também para pacientes idosos. Não há necessidade de ajuste das doses, desde que esses pacientes não tenham alterações na função renal.

Crianças e adolescentes: o uso em crianças e adolescentes menores de 18 anos está contraindicado devido ao risco de danos causados na cartilagem de organismos em crescimento, o que não pode ser excluído completamente, considerando os testes em animais.

Pacientes com insuficiência renal: a dose de levofloxacino deve ser ajustada nos pacientes com insuficiência renal, uma vez que o levofloxacino é excretado principalmente pelos rins.

Pacientes com deficiência na enzima glicose-6-fosfato desidrogenase: pacientes com defeito latente ou atual na atividade da glicose-6-fosfato desidrogenase podem estar predispostos a reações hemolíticas quando tratados com agentes antibacterianos quinolônicos, e isto tem que ser levado em consideração quando da utilização do levofloxacino.

Pacientes predispostos à convulsão: como com qualquer outra quinolona, o levofloxacino deve ser utilizado com extrema cautela em pacientes predispostos à convulsão. Estes pacientes podem estar com lesão pré-existente do sistema nervoso central, ou em tratamento concomitante com fenbufeno e anti-inflamatórios não-esteroidais similares ou com fármacos que diminuem o limiar da convulsão cerebral, como a teofilina (ver item Interações medicamentosas).

4.14.2017

O golpista Temer: presidente 5%



REUTERS/Ueslei Marcelino
O golpista Michel Temer virou “Mordomo de filme de terror” no dia 15/06/1999 por obra e graça do então sarcástico presidente do Senado Antônio Carlos Magalhães, cujo apelido, por sua vez, era ACM.
   Colocar apelidos nos outros é um dos esportes nacionais em que os brasileiros são campeões.
   Então presidente da Câmara dos Deputados, Temer assumiu, naquele dia, a cadeira de presidente da República por algumas horas devido a viagens do presidente Fernando Henrique ao Paraguai e do vice Marco Maciel à África do Sul. E criticou a interferência de ACM na reforma do Judiciário que se discutia na Câmara:
   "Reforma do Judiciário não é matéria para curioso. É para quem tem autoridade no tema".
   ACM respondeu na hora e atirando pedras:
   "As coisas morais nunca foram o forte do senhor Temer, e a prova disso é a luta que ele faz pelo Porto de Santos. Temer tem escritório de advocacia, e por isto não andam na Câmara matérias importantes, como o Código Civil e a emenda constitucional que cria o efeito vinculante, para não irritar os juízes de primeira instância que ele precisa agradar como advogado. Este não é um problema do governo. É problema de um presidente da Câmara despeitado com o presidente do Senado, até porque lhe falta estatura".
   Temer rebateu: “O senador deveria cuidar do banqueiro Ângelo Calmon de Sá em vez de tentar levantar um debate sobre moral. O senador tem a mania de avacalhar as pessoas. Comigo ele não vai fazer isso. Não vou tolerar insinuações sobre moral. Em matéria de moral dou de 10 a zero nele. Ele não tem moral para falar de mim. Sou advogado com muito prazer e por isso posso falar sobre a reforma do Judiciário. O que não sei é se um médico pode fazer isso."  
   Médico por formação, ACM subiu ainda mais o tom: “Temer não ganha de 10 a zero em moral de ninguém, muito menos de mim, que sou um homem honrado. Eu não poderia avacalhar Temer porque avacalhado ele já é. Ele não me assusta com a sua pose de mordomo de filme de terror".
   Dezoito anos depois, vemos que ACM tinha razão. A moral do golpista  Temer nunca foi tão questionada quanto agora e não por um desafeto, nem por insinuações, mas em razão de fatos ilícitos narrados pelo ex-presidente e por ex-diretores da mais corrupta empresa brasileira.
   Quanto ao apelido brilhante, mais engraçado do que qualquer um dos criados sob encomenda pelo Departamento de Propina da Odebrecht, uma atualização se faz necessária.
   O número 2 da Odebrecht, Marcio Faria, disse que Temer recebeu 126 milhões de reais, ou 5% de um contrato com a Petrobras; uma pesquisa CUT/Vox Populi apontou que apenas 5% dos brasileiros aprova o governo golpista do Temer.
   Se estivesse vivo, ACM mudaria o apelido de golpista Temer para “Presidente 5%”.

Odebrecht diz ter lucrado R$ 90 milhões com propina de R$ 5,2 milhões a Aécio


: <p>Aécio Neves delatado Odebrecht</p>
A delação premiada da Odebrecht revelou que o pagamento de propinas para o senador Aécio Neves, presidente Nacional do PSDB, foi bastante lucrativo; a empreiteira diz ter pago R$ 5,2 milhões em dinheiro vivo a um homem de confiança de Aécio para garantir benefícios à empreiteira no mega projeto da Cidade Administrativa, sede do governo mineiro construída pelo tucano; graças ao emprenho do "Mineirinho", a operação teria rendido um lucro de R$ 90 milhões no negócio; ou seja: a Odebrecht ganhou 17 reais para cada real gasto com a propina de Aécio; um negócio e tanto

PSDB se desmoraliza e vemprarua vaipracasa

Na imagem à esquerda, anterior ao golpe, os tucanos Aloysio Nunes, Aécio Neves e Geraldo Alckmin, com Paulinho da Força ao fundo, formam uma caravana para participar de um protesto anticorrupção convocado por páginas no Facebook como Vemprarua e MBL; hoje, Aloysio é alvo de inquérito por supostamente receber propinas no Rodoanel, Aécio é o político mais delatado da Lava Jato, acusado de receber fortunas no exterior, Alckmin está na mira por propinas pagas ao cunhado, e Paulinho também entrou na lista de Fachin; diante disso, o que aconteceu com os movimentos que diziam combater a corrupção no Brasil e que, em alguns casos, como o do Vem pra Rua, tinham ligações concretas com o PSDB?; aparentemente, foram todos pra casa

Wall Street Journal destaca propina de US$ 40 milhões para Michel Temer


:
O jornal americano The Wall Street Journal, um dos mais prestigiosos do mundo, deu enorme destaque à acusação de propina de US$ 40 milhões que recai sobre Michel Temer; o periódico descreve em detalhes vários trechos da delação premiada da Odebrecht, que atribui a Temer um papel ativo nos esquemas de corrupção; os jornalistas dão destaque especial à delação de Márcio Faria, que narrou como teria sido a reunião em que Michel Temer pediu a propina milionária à empreiteira 
 - Michel Temer aparece mais uma vez de forma negativa na imprensa internacional.
O jornal americano The Wall Street Journal, um dos mais importantes do mundo, deu destaque ao envolvimento do peemedebista no escândalo de corrupção da Odebrecht.
O periódico descreve em detalhes vários trechos da delação premiada da Odebrecht, que atribui a Temer um papel ativo nos esquemas de corrupção. Os jornalistas dão destaque especial à delação de Márcio Faria, que narrou como teria sido a reunião em que Michel Temer pediu a propina milionária à empreiteira
Segundo Faria,  Temer comandou uma reunião com a Odebrecht na qual foi acertado pagamento de propina de 40 milhões de dólares ao PMDB em 2010, quando era candidato a vice-presidente da República.
Segundo o delator, o encontro aconteceu no escritório político de Temer em São Paulo, e o valor se referia a 5% de um contrato da Odebrecht com a Petrobras.
"Totalmente vantagem indevida, porque era um percentual em cima de um contrato", disse Faria no depoimento, quando perguntado se havia ficado claro na reunião que o repasse era relativo a pagamento de propina.

EUA e Coreia do Norte estão a um passo da guerra, diz China


Chanceler admitiu que conflito pode começar a qualquer momento





Após uma semana de trocas de ameaças entre Estados Unidos e Coreia do Norte, a China admitiu nesta sexta-feira (14) que uma guerra pode "começar a qualquer momento" na região. "Existe a sensação de que o conflito pode começar a qualquer momento. Acho que todas as partes envolvidas devem manter alta a vigilância sobre essa situação", disse o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.


Caça F-18 aterrissa em porta-aviões dos EUA que opera no Mar do Leste, próximo a Coreia do Norte
Caça F-18 aterrissa em porta-aviões dos EUA que opera no Mar do Leste, próximo a Coreia do Norte
Foto: Reuters2
Demonstrando o apoio da China para qualquer tentativa de diálogo, o chanceler comentou ainda que, em uma eventual guerra entre EUA e Coreia do Norte, "não haverá vencedores". "Pedimos para todas as partes pararem com as provocações e ameaças e não permitirem que a situação se torne irreparável ou fora de controle", pediu Wang em uma coletiva de imprensa com o chanceler francês, Jean-Marc Ayrault. A imprensa chinesa informou hoje que os voos entre Pequim e Pyongyang operados pela Air China serão suspendos a partir de segunda-feira (17).

A Rússia, apesar dos conflitos ideológicos com os EUA, também demonstrou preocupação com a situação e está acompanhando os fatos. "É com grande preocupação que seguimos a escalada de tensão na península coreana. Pedimos que todos os países dêem provas de moderação", comentou Moscou, de acordo com a agência Tass.
Um dos maiores aliados dos EUA na Ásia, o Japão já começou a analisar as possibilidades de uma guerra. "Estudamos qualquer possilidade de ação para responder à crise", disse o vice-chanceler de Tóquio, Han Song-ryol. As Forças Armadas norte-coreanas anunciaram que estão dispostas a adotar "as medidas mais duras" contra os Estados Unidos, caso o governo de Donald Trump continue "com as provocações".
"As nossas respostas às ações mais duras contra os EUA e seus vassalos serão tomadas sem nenhuma piedade, as quais não permitirão ao agressor sobreviver", disse um porta-voz do Comando-Geral de Pyongyang, em uma declaração divulgada pela agência oficial de notícias KCNA. Já os EUA tinham dito que estavam prontos para disparar um "míssil preventivo", com armas convencionais, contra a península coreana.
A tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte existe há anos, mas se intensificou desde que Trump assumiu a Casa Branca, em janeiro. O republicano mantém uma gestão mais combativa que seu antecessor, Barack Obama, e ameaça atacar o país asiático caso o regime de Pyongyang continue com seus testes militares. Ontem, Trump ordenou o lançamento de uma bomba contra o Afeganistão para atingir alvos terroristas do Estado Islâmico. O explosivo tinha quase 11 toneladas e é considerada a bomba mais potente, atrás apenas da nuclear. Especialistas viram no ataque uma tentativa de Washington demonstrar para seus inimigos poder militar. Na semana passada, Trump também bombardeou alvos do regime sírio.

4.13.2017

Pimenta: Moro ajudou Temer a encobrir reunião sobre propina

Rio Grande do Sul 247 - Em sua página no Facebook, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) diz que o juiz Sérgio Moro ajudou Michel Temer a "encobrir" reunião em que ele teria pedido R$ 40 milhões em propina à Odebrecht. 
"Dos fatos que vieram a tona com o festival de delações, um dos mais impactantes é o que trata da propina de 40 milhões de dólares tratada por Cunha com a empresa Odebrecht. O que poucos sabem é que esse caso já poderia ter se tornado público há muito tempo atrás, isso só não aconteceu graças a disposição do juiz Moro em ajudar Temer", afirma o deputado.
O fato, segundo Pimenta, foi exposto pelo ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quando arrolou Temer como sua testemunha de defesa. Paulo Pimenta transcreve a pergunta feita por Cunha e, segundo ele, "vetada por Moro a fim de blindar o golpista".
'Vossa Excelência tem conhecimento se houve alguma reunião sua com fornecedores da área internacional da Petrobrás com vistas à doação de campanha para as eleições de 2010, no seu escritório político na Avenida Antônio Batuíra, nº 470, em São Paulo/SP, juntamente com João Augusto Henriques?" questionou Cunha. Depois disso, mais alguém tem dúvida em relação a predisposição de Moro em defender Temer?'

Dilma: Marcelo Odebrecht mentiu e teve conflitos com meu governo

A presidente deposta Dilma Rousseff (PT) negou veementemente as acusações feitas pelo empresário Marcelo Odebrecht e por outros membros da cúpula de sua empreiteira; Dilma foi categórica ao afirmar que Odebrecht "faltou com a verdade" nas acusações contra ela e reiterou que jamais teve relação de amizade com o empresário; Dilma destacou que muitas vezes agiu contra os interesses da construtora, em favor do interesse público de todos os brasileiros; "Muitas vezes os pleitos da empresa não foram atendidos por decisões do governo, em respeito ao interesse público. Essa relação distante, e em certa medida conflituosa, ficou evidenciada em passagens do depoimento prestado pelo senhor Marcelo Odebrecht", disse Dilma

Temer admite ter participado da reunião da propina de US$ 40 milhões

Além de Careca ladrão, Serra era também o Vizinho e recebeu propina de R$ 4,6 milhões

Valter Campanato/Agência Brasil
A liberação do conteúdo das delações da Odebrecht revelou que a participação do senador José Serra (PSDB-SP) nos esquemas de corrupção da empreiteira era ainda maior do que se pensava; além do apelido "Careca", Serra também aparece como o "Vizinho" na famosa lista de propinas da empresa; segundo delação do ex-superintendente na Odebrecht Infraestrutura Fábio Gandolfo, a Odebrecht teria feito pagamentos a Serra no valor de 3% do contrato das obras de extensão da Linha 2 (Verde) do Metrô; Serra era batizado na empresa como "Vizinho", por morar perto do então presidente da Odebrecht Pedro Novis; Gandolfo identificou R$ 4,670 milhões para o "Vizinho"

Dilma: Marcelo Odebrecht mentiu e teve conflitos com meu governo

A presidente deposta Dilma Rousseff (PT) negou veementemente as acusações feitas pelo empresário Marcelo Odebrecht e por outros membros da cúpula de sua empreiteira; Dilma foi categórica ao afirmar que Odebrecht "faltou com a verdade" nas acusações contra ela e reiterou que jamais teve relação de amizade com o empresário; Dilma destacou que muitas vezes agiu contra os interesses da construtora, em favor do interesse público de todos os brasileiros; "Muitas vezes os pleitos da empresa não foram atendidos por decisões do governo, em respeito ao interesse público. Essa relação distante, e em certa medida conflituosa, ficou evidenciada em passagens do depoimento prestado pelo senhor Marcelo Odebrecht", disse Dilma

:

Lula: tenho consciência de que não vou ser preso

Em entrevista à rádio Metrópole, em Salvador, nesta quinta-feira, o ex-presidente Lula reiterou que não teme ser preso, pelo fato de não haver prova contra ele em nenhuma das acusações que ele sofre no âmbito da Lava Jato; "Eu tenho consciência de que não vou ser preso. Eu não cometi crime, eu quero que os acusadores provem", afirmou Lula; ele voltou a criticar os vazamentos dos depoimentos colhidos pela força tarefa da operação. "Nós estamos vivendo uma situação que o vazamento das denúncias acontece de dentro da sala do juiz. Os advogados são os últimos a saber"; Lula diz ainda que Marcelo Odebrecht foi "coagido a delatar"

Rodrigo Maia recebeu caixa 2 de R$ 350 mil em ano que não se candidatou

Marcelo Camargo/Agência Brasil: <p>Brasília - Rodrigo Maia cumprimenta deputados após discursar durante sessão para eleição do presidente da Câmara dos Deputados e demais membros da mesa diretora (Marcelo Camargo/Agência Brasil)</p>
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e seu pai, o vereador e ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM), que são alvo de inquérito por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) pela suspeita dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, teriam recebido R$ 350 mil da Odebrecht para campanhas eleitorais em 2008; detalhe: naquele ano, nem pai e nem filho se candidataram; acusação de que os R$ 350 mil teriam sido repassados a Rodrigo Maia foi feita pelo delator da Lava Jato e ex-executivo da empreiteira Benedicto Barbosa da Silva Júnior

4.12.2017

Golpeada, Dilma é a reserva moral da política


O articulador do golpe parlamentar de 2016, senador Aécio Neves (PSDB-MG), é acusado de receber mesadas de até R$ 2 milhões por mês da Odebrecht; o executor do golpe na Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), está preso em Curitiba; o operador no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), tem cinco inquéritos para chamar de seus; o avalista da conspiração, Fernando Henrique Cardoso, foi acusado de receber vantagens indevidas da Odebrecht em suas campanhas; o beneficiário, Michel Temer, só não é investigado porque o golpe lhe deu imunidade temporária; enquanto isso, não há uma única acusação de benefícios financeiros à presidente deposta Dilma Rouseff; contra ela, o máximo que se diz é que houve doações não contabilizadas à campanha – o que não era de sua responsabilidade direta – e que teria alertado o amigo João Santana; ou seja: o Brasil golpeou a presidente honesta para favorecer políticos corruptos

Governo Temer é o mais ficha suja da República




A situação depois da lista de Fachin (ex-lista de Janot) é a seguinte: 1) O presidente da República não será investigado não porque não seja suspeito dos mesmos crimes atribuídos aos outros acusados, mas porque a constituição veda que o maior mandatário da nação seja investigado por fatos precedentes ao mandato; 2) os dois sucessores imediatos do presidente da República, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, presidentes da Câmara e do Senado, são investigados por corrupção e crimes correlatos; 3) o líder do governo no Senado, Romero Jucá, é investigado em cinco inquéritos; 4) oito ministros, inclusive os dois mais íntimos do presidente, Eliseu Padilha e Moreira Franco, também estão na linha de tiro (Roberto Freire, que saiu nas primeiras listas, foi arquivado por Fachin).
O governo já esboça duas linhas de defesa: 1) investigados não são denunciados, por isso não serão demitidos e 2) ministros investigados vêm do governo Dilma.
No entanto, 1) se há investigação há fortes indícios e 2) ministros foram escolhidos por Temer.
O discurso do governo é: enquanto os ministros não são denunciados são inocentes.
O discurso da população é: enquanto não se prova que ministros são inocentes, eles podem ser culpados.
Ou Temer os afasta até que sejam denunciados ou não ou coloca 1/3 do seu governo sob investigação.
E ganha, disparado, o título de "o governo mais ficha suja da República"

4.10.2017

A LEI É PARA TODOS, MENOS PARA OS TUCANOS"

Financiadores do filme da Lava Jato não aparecerão nos créditos


:









Com estreia marcada para o dia 7 de setembro, o filme "Polícia Federal - A Lei é Para Todos menos para os Tucanos", não exibirá ao final a lista de patrocinadores; segundo o repórter Bruno Góes, do Globo, financiadores estão com medo da reação do público e cogitam manter segredo sobre o financiamento mesmo após a divulgação em rede nacional; quem financia a produção pode ter influenciado na mudança de roteiro do filme; antes, segundo informações do site do Ministério da Cultura, o "A Lei é Para Todos, menos para os Tucanos" cadastrou uma sinopse que não citava políticos de destaque no enredo, muito menos Lula; produção era focada no nascimento da Lava Jato, com foco no doleiro Alberto Youssef e no ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa
Jornal GGN - O filme "Polícia Federal - A Lei é para Todos menos para os Tucanos", que promete contar os bastidores da Lava Jato até a condução coercitiva de Lula, já tem data de estreia: será no dia 7 de setembro.
O repórter Bruno Góes, da coluna de Lauro Jardim, em O Globo, informa, contudo, que os patrocinadores da obra estão com medo da reação do público e cogitam manter segredo sobre o financiamento mesmo após a divulgação em rede nacional.
"Apesar de ter lançamento marcado para o Dia da Independência, os financiadores estão com medo. Ainda não decidiram se permitem ou não expor suas identidades nos créditos. Temem sofrer perseguição política."
Quem financia a produção pode ter influenciado na mudança de roteiro do filme. Antes, segundo informações do site do Ministério da Cultura, o "A Lei é Para Todos menos para os Tucanos" cadastrou uma sinopse que não citava políticos de destaque no enredo, muito menos Lula. A produção era focada no nascimento da Lava Jato, com foco no doleiro Alberto Youssef e no ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.
Agora, a grande mídia semeia notícias de que Lula será um dos destaques do filme. A equipe de produção contou com ajuda da República de Curitiba para construir personagens. A Polícia Federal admitiu que gravou, sem autorização da Justiça, imagens da condução coercitiva de Lula, que foram exibidas aos responsáveis pelo filme.
A defesa de Lula tenta conseguir que as imagens não sejam publicadas na mídia e tampouco no filme. Porém, o juiz Sergio Moro - que havia determinado que sob nenhuma hipótese qualquer registro da condução coercitiva poderia ter sido feito - agora diz que não pode impor "censura" aos meios de comunicação.
No MinC, a obra estava orçada em mais de R$ 10 milhões. A produção abriu mão de recursos da Lei Rouanet e trabalha com patrocinadores "privados", mantido sob sigilo.
O jornalista Marcelo Auler mostrou que um dos parceiros do filme, o grupo Madero, investigado pela PF, acabou sendo poupado na operação Carne Fraca.

Jobim questiona histeria pela prisão de Lula

247 - O jurista Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a se manifestar sobre a caçada judicial a que está sendo submetido o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera todas as pesquisas de intenção de voto, numa tentativa de prendê-lo ou inabilitá-lo para as eleições de 2018.
Em artigo publicado nesta segunda-feira, 10, pelo jornal Zero Hora, de Porto Alegre, Jobim diz que há uma condenação sumária de Lula. "Não perguntam qual conduta de Lula seria delituosa. Nem mesmo perguntam sobre ser, ou não, culpado. Eles têm como certo a ocorrência do delito, sem descreve-lo", diz o ex-ministro do Supremo. 
"Por que a presunção absoluta e certa da culpa? Por que tal certeza? Especulo. Uns, de um facciosismo raivoso, intransigente, esterilizador da razão, dizem que a Justiça deve ser feita com antecipação. Sem saber, relacionam e, mesmo, identificam Justiça com Vingança", acrescenta o ex-ministro. Leia abaixo o artigo de Nelson Jobim na íntegra. 
Ao jornal Valor, Jobim fez uma advertência às consequências da Operação Lava-Jato; "Há uma questão prática: o presidente Lula preso elege qualquer um, em 2018, principalmente o Ciro Gomes". Na avaliação dele, Lula tem densidade eleitoral e, portanto, será interlocutor importante nas próximas eleições (leia aqui).
Já em palestra palestra na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, Jobim alertou que a direita cometerá um grande erro se insistir em usar o Poder Judiciário para impedir a candidatura Lula em 2018. "Porque temos medo de que seja eleito?". Segundo Jobim, agir dessa maneira seria repetir a conduta dos militares; estratégia da direita é obter condenação de Lula em segunda instância até 2018

Rui Falcão: jogo começa a virar a favor dos trabalhadores

247 - Em artigo publicado nesta segunda-feira 10, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, avalia que o jogo começa a virar contra Michel Temer e a favor dos trabalhadores e conclama todos a "parar o Brasil para derrotar Temer".
O dirigente petista destaca o baixo apoio dos deputados à aprovação da reforma da Previdência (longe dos 308 votos necessários), a dissidência dentro do PMDB sobre o tema, liderada pelo senador Renan Calheiros (AL), líder do PMDB no Senado, e o posicionamento da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em defesa de que a lei deve ter mais valor do que as negociações entre trabalhadores e empresários, dada em comissão na Câmara.
"Barrar o ataque aos direitos e reconquistar a democracia exige o crescimento das denúncias, protestos e mobilizações. O PT, que tem combatido o governo usurpador e suas 'reformas' antipopulares, apoia a greve geral convocada pelas centrais sindicais e Frentes para o dia 28 de abril. Vamos parar o Brasil para derrotar Temer e seus associados", diz Rui Falcão.
Leia seu artigo:
Vamos parar o Brasil para derrotar Temer
As manifestações de rua, as moções de vereadores (as) endereçadas a parlamentares da chamada base aliada do governo, argumentos de técnicos e de juízes dos tribunais de diferentes instâncias começam a virar o jogo a favor das classes trabalhadoras, ameaçadas que estão pelas investidas dos golpistas.
Pesquisa recente feita entre parlamentares por um jornalão revelou que 240 se opõem ao desmonte da Previdência, mesmo com recuos do governo usurpador que não mexem com o fundamental do projeto nefasto. Além disso, o líder do governo no Senado, Renan Calheiros, abriu uma dissidência, a qual, independente da motivação e durabilidade, causa confusão nas hostes situacionistas.
Outra derrota dos que tramam contra as leis trabalhistas e os direitos sociais ocorreu na última quinta-feira, durante audiência da comissão de reforma trabalhista na Câmara, que deverá apresentar seu parecer dia 12 próximo.
Em seu depoimento, o diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Peter Poschen, afirmou que a lei deve ter mais valor que acordos assinados entre trabalhadores e empresários. Disse, ainda, que em qualquer negociação deve sempre prevalecer a condição mais favorável aos trabalhadores.
Por fim, alertou sobre a necessidade de o Brasil obedecer as mais de 80 convenções da OIT que o Congresso ratificou e que estão em vigor.
Barrar o ataque aos direitos e reconquistar a democracia exige o crescimento das denúncias, protestos e mobilizações. O PT, que tem combatido o governo usurpador e suas "reformas" antipopulares, apoia a greve geral convocada pelas centrais sindicais e Frentes para o dia 28 de abril. Vamos parar o Brasil para derrotar Temer e seus associados.

Com amor...



Com amor podemos falar as mais linda linguagem.
Com amor talvez possamos tocar o coração mais frio...
Com amor suavizamos as vozes que se empenham em gritar...
Com amor podemos concentrarmo-nos nessa paz infinita.
Com amor podemos oferecer grande parte do nosso ser.
Podemos entoar uma canção e até emocionar.
Com amor a mais simples atitude transforma-se na mais nobre e sincera.
Com amor as portas que antes estavam fechadas, se abrem e nos transpomos para um novo lugar.
Com amor a tristeza vai embora.
Com amor o perdão se estabelece no mais profundo da alma.
Com amor nem um minuto é perdido.
Com amor renascemos.
Com amor fazemos o que é certo.
Com amor caminhamos felizes.
Com amor até mesmo o dia ensolarado se ilumina.
Com amor nossa alma se acalma e as dores desaparecem.

Fernanda Ferraz

Quando a fé acontece?

FÉ é quando tudo se renova dentro de você. É quando diante às intensas dificuldades, você tem determinação e não desiste de caminhar.

FÉ é quando mesmo em meio às tempestades, você sabe e crê que o teu Mestre tem poder para ferir e curar.

FÉ é quando, mesmo com toda a oposição, você segue determinada de que seu milagre conseguirá alcançar.

FÉ é  mesmo  quando ninguém mais acredita, porém você acredita e tudo isso é o que mais importa.

FÉ é quando você deixa de ter medo porque aprendeu a confiar e acredita em um Deus poderoso, fiel, firme e zeloso.

FÉ é quando tudo está aparentemente escuro, mas sempre há aquele pontinho de esperança que cresce e se ilumina, a ponto de se intensificar à medida que as sombras querem dominar!

FÉ é quando você anda pelo deserto faminto e triste, mas é confortado e nutrido, e mesmo quando pisa em cobras cheias de veneno em suas mandíbulas e sendo teus pés feridos, você percebe que teu Deus ergue a mão só para te salvar!

FÉ é quando tudo opera para que você desista e não consegue porque a força do céu que opera em você é inteiramente forte, imponente e cintilante.

FÉ é quando em meio aos perigos ou até mesmo quando és jogado na cova dos lobos você não teme, apenas segue em frente ou então enfrenta sem ser vacilante e assim devotando sagrada oração, confiando, perseverando...

FÉ é quando diante aos excruciantes desafios, você não perde a calma, se renova e se reveste de determinação, você se refaz, adquire profunda força e segue sem tropeçar.

FÉ é quando tudo diz que você não conseguirá persistir e você simplesmente brilha e surpreende, sentindo-se motivada e confiante.

FÉ é quando você é ferido, atacado, machucado, pisado e talvez até morto, mas não perde a esperança, deixando assim pegadas de fidelidade e bondade. Você não deixa apagar a radiante luz que há em você, porque essa luz é o que você realmente precisa para crescer! Jesus Cristo AMO VOCÊ!

Fernanda Ferraz (12/04/14).

Temer ameaça: “votar contra a reforma é votar contra o governo”

247 - Em reunião neste domingo (9) na residência oficial da Câmara dos Deputados, Michel Temer afirmou que já cedeu o suficiente na reforma da Previdência e disse que cobrará de aliados um voto favorável ao projeto, que tramita atualmente em uma comissão especial na Câmara.
Nas palavras de um dos participantes, Temer afirmou que “quem votar contra a reforma está votando contra o governo”.
As informações são de reportagem do Valor.
"Participaram do encontro, além de Temer, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), o líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e os ministros Raul Jungmann (Defesa), Mendonça Filho (Educação), Bruno Araújo (Cidades) e Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo).
Com as concessões já feitas pelo governo, o governo deixará de economizar entre R$ 112 bilhões e R$ 160 bilhões nos próximos dez anos, segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
Inicialmente, a expectativa era economizar entre R$ 750 bilhões e R$ 800 bilhões com a reforma.
Segundo essa fonte, haverá uma reunião na próxima terça-feira em Brasília entre todos os líderes partidários e ministros ligados a partidos. O objetivo do encontro é “identificar onde ainda há focos de resistência” ao projeto. O governo quer ter certeza de que tem os votos suficientes quando a PEC chegar ao plenário da Câmara."

Moro diz ser impossível coibir vazamentos e não vê conflito na foto com Aécio

247 - O juiz federal Sérgio Moro disse ser praticamente impossível encontra e punir os autores dos vazamentos de delações premiadas e que as investigações são "quase como se fosse uma caça a fantasmas". Moro destacou que a apuração "fica comprometida por questões jurídicas", ligadas ao direito ao sigilo de fontes de jornalistas e a liberdade de imprensa, que são assegurados pela Constituição. "Não estou reclamando destas proteções jurídicas, acho importante", afirmou Moro em entrevista à BBC Brasil.
O magistrado também disse não ver conflito ético nas fotos em que aparece sorridente ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que é investigado pela Lava Jato pela suspeita de ter recebido R$ 50 milhões em propinas pagas pelas empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez, após a realização do para a construção da hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia, em 2007 e também ser denunciado pelo doleiro Yulsself  como recebedor de propina em Furnas. "Olha, não tenho nenhum processo do senador na minha responsabilidade porque ele tem foro privilegiado e não foi tratado sobre assuntos relativos ao processo, evidentemente", destacou o juiz tucano Sérgio Moro.
Sobre os vazamentos, Moro destacou que "nossa legislação exige que estes processos sejam conduzidos em público, que os julgamentos sejam públicos, e isso significa também que as provas acabam se tornando públicas em um momento no processo. Então, muitas vezes, o que as pessoas falam que é vazamento na verdade não é".
"Pontualmente realmente ocorreram vazamentos e muitas vezes se tenta investigar isso, mas é quase como se fosse uma caça a fantasmas, porque normalmente o modo de se investigar isso de maneira eficaz seria, por exemplo, quebrando sigilos do jornalista que publicou a informação. E isso nós não faríamos, porque seria contrário a proteção de fontes, à liberdade de imprensa", afirmou.
Recentemente, Moro foi duramente criticado pela imprensa, associações de profissionais e até por entidades internacionais por ter determinado a condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania. Não se pode esquecer também que este mesmo juiz, grampeou a presidenta Dilma em conversa telefônica com o ex presidente Lula da Silva e vazou para o Jornal Nacional da Globo com exclusividade e ainda grampeou toda a banca de advogados que defendem o Lula, na investigação da lava jato.

Moro também se defendeu das acusações de parcialidade por ter sido fotografado, conversando e sorridente, com Aécio Neves, que é investigado pela Lava Jato. "Era um evento público, foi tirada a foto, e o que há é uma exploração política do episódio, mas não existe nenhum comportamento impróprio da minha parte", destacou. "Eu não tenho nenhum processo do senador na minha responsabilidade porque ele tem foro privilegiado e não foi tratado sobre assuntos relativos ao processo, evidentemente. Se você está em um evento e as pessoas tiram fotos, bem, não tem como evitar", completou.
Confira a íntegra da entrevista.

Temer que transformar o Brasil em um novo Congo

Senador Roberto Requião denuncia a intenção de Michel Temer (PMDB) de autorizar e facilitar, por meio de uma Medida Provisória, a venda de terras brasileiras a estrangeiros; Requião afirma que Temer e o ministro Eliseu Padilha querem transformar o Brasil em um novo Congo; no século XIX, o rei Leopoldo II, da Bélgica, declarou e transformou o país africano em sua propriedade pessoal, sendo o dono do território e perseguindo os negros nativos; "O que o Padilha, o Temer e essa gente quer fazer com o País? Uma área na mão de estrangeiros, com o Brasil escravizado? O Brasil é dos brasileiros! Vocês não vão estabelecer no País Congos belgas para que estrangeiros num futuro próximo coloquem muros para que os brasileiros não passem", protesta o senador no vídeo

Dilma faz périplo nos EUA para denunciar o golpe

247 - A presidente deposta Dilma Rousseff faz um périplo pelos Estados Unidos, onde pretende "denunciar o golpe" e "a retomada de um projeto neoliberal no Brasil". Ela vai argumentar que a agenda de Michel Temer pretende levar o país "a relações internacionais de submissão às grandes economias" e o fará, curiosamente, na maior e na mais liberal delas, a americana.
As informações são de reportagem do Valor.
"Dilma participará de três debates em Nova York, três em Washington e irá a Providence e Boston. A primeira etapa da viagem ocorreu no sábado, quando Dilma foi a oradora principal da Brazil Conference, evento organizado por estudantes brasileiros da Universidade de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT) com apoio da Fundação Lemann, de bancos e empresas brasileiras. Em sua palestra, Dilma mostrou como pretende alegar nos EUA que foi vítima de um golpe parlamentar no Brasil.
'Vocês, americanos, se envergonhariam se destituíssem um presidente nessas condições: sem crime de responsabilidade", afirmou para uma plateia que estava lotada por estudantes e celebridades brasileiras, como o cantor Gilberto Gil, o publicitário Nizan Guanaes e o apresentador Luciano Huck.
'Nos Estados Unidos, se um presidente num processo completamente ilegal for impichado pelo Senado, mesmo tendo sido seguido um processo na Constituição com todas as suas regras, mas sem ato qualificado como 'high crime' ("crime alto"), isso não seria legítimo. Seria um golpe contra a Constituição americana. O que aconteceu no Brasil foi algo muito semelhante a essa hipótese'."

Lula diz que Moro usa mídia para condená-lo


Do site Lula.com.br
Moro, que em artigo de 2004 analisou a importância dos vazamentos e do apoio da "mídia simpatizante" na Operação Mãos Limpas, afirmou, na Argentina, conforme registra o El País, que “Segundo a Constituição brasileira, todos os processos têm de ser públicos. Na prática isso é excepcional. A maioria desses processos complexos costuma ser encaminhada de forma secreta. Nós decidimos tratar esses casos com o máximo de transparência e publicidade. É importante que a opinião pública possa controlar o que está acontecendo, saber o que a Justiça está fazendo. Isso permitiu que houvesse um grande apoio da opinião pública e serviu como proteção da Justiça porque, quando pessoas poderosas estão envolvidas, há grande risco de obstrução, há pressões. Milhões saíram às ruas, protestaram contra a corrupção e apoiaram as investigações”, afirmou. 
Moro recebeu em 2015 o Prêmio "Faz Diferença", das Organizações Globo, e participou de eventos e publicou artigos em revistas da Editora Abril, que publica a revista Veja.
Já Dallagnol, em entrevista ao site da revista Época Negócios, também das Organizações Globo, apontou a "comunicação social" como um dos fatores, junto com a formação da força-tarefa e as delações premiadas, importantes para o sucesso da Lava Jato. "Outro fato foi a comunicação social, sendo transparente, prestando contas para a sociedade. Em um caso com tantos interesses poderosos envolvidos, não se vai para a frente sem que a sociedade empreste seus ombros para carregar adiante o caso."
 Em tese, de acordo com o Código de Processo Penal, Moro deveria ser imparcial em relação a equipe de Dallagnol e os advogados de defesa. Mas Dallagnol já disse que ele e Moro são do "mesmo time" e ambos tem discurso afinado como rostos públicos da força-tarefa onde a equipe de Dallagnol atua em todos os casos e Moro julga todos os casos.
O ex-presidente Lula tem criticado o conluio entre a Operação e a imprensa, onde a pessoa é condenada perante a opinião pública antes mesmo do devido processo legal.
Para o desembargador Guilherme de Souza Nucci, "quando uma força-tarefa, seja de que espécie for, passa da conta, invade o campo da ilicitude, pratica abuso de autoridade e começa a contar com apoio popular para se segurar, tem alguma coisa errada".

Temer “desfigurou” reforma da Previdência de 1996, diz FHC

247 - Se hoje  Michel Temer trabalha para evitar que o Congresso altere de forma profunda a proposta de reforma da Previdência, há 21 anos era ele o responsável por mudar o texto do Palácio do Planalto, chefiado por Fernando Henrique Cardoso.
Em 1996, Temer foi relator, na Câmara dos Deputados, do texto de reforma previdenciária do governo tucano.
No primeiro livro com seus diários, FHC faz uma avaliação constrangedora para Temer: diz que o peemedebista desfigurou a reforma da Previdência enviada ao Congresso na década de 1990.
"A reforma da Previdência foi desfigurada, o Temer cedeu além de todos os limites."
As informações são de reportagem de Laís Alegretti e Ranier Bragon na Folha de S.Paulo.
"'Na última hora o Michel Temer mudou coisas muito importantes que havia combinado conosco, tornando a reforma previdenciária muito pouco eficaz para o combate de uma porção de abusos", escreveu o tucano, sem mencionar quais foram essas alterações.
No período em que FHC fez essas constatações, fim de março de 1996, o relatório de Temer alterando o projeto original foi apresentado e votado em primeiro turno na Câmara dos Deputados.
Pesquisa no Acervo da Folha revela que, nesse período, Temer desistiu de aumentar em cinco anos a proposta de idade mínima para servidores, que ficou, naquela versão do texto, em 55 anos (homem) e 50 anos (mulheres).
O texto que Temer enviou ao Congresso em 2016, já como presidente, prevê idade mínima de 65 anos como regra geral para aposentadoria."