8.26.2017

Conheça incríveis benefícios do jiló para a saúde!



O jiló é considerado um fruto tropical, mas é classificado como uma planta herbácea. O fruto é muito cultivado em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nem todos gostam de consumir o alimento, pois ele é um pouco amargo. Porém, se as pessoas soubessem os incríveis benefícios do jiló para saúde e bem estar não deixariam de consumir o alimento.
benefícios-do-jiló
Em 100 gramas de jiló encontramos 38 calorias e, também, uma boa quantidade de carboidratos, gorduras, fibras e proteínas. Grande parte do alimento é composta por água, mas ainda encontramos vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, fósforo e outros nutrientes.
Veja lista de benefícios do jiló
1- Ajuda na Perda de Peso
As pessoas sempre estão em busca de dietas milagrosas para perder peso, mas acabam se esquecendo de que é possível emagrecer apenas ingerindo alimentos saudáveis, como o jiló, por exemplo. Além disso, o jiló contém poucas calorias, quando comparado com outros alimentos.
Para quem não sabe 90% do jiló é composto por água e fibras. Dessa forma, ajuda no processo digestivo, contribuindo para a perda de peso, pois o alimento ajuda a saciar a fome. Para obter estes benefícios, é preciso comer jiló, pelo menos, duas vezes por semana.
2- Melhora a Visão
De acordo com pesquisas, o jiló contribui para uma melhora na visão. Isto se deve ao fato do alimento diminuir a pressão ocular de pacientes que sofrem com glaucoma. Por isso, é fundamental o consumo deste alimento.
3- Saúde da Boca
O jiló pode ser um aliado para promover uma melhora significativa a saúde bucal. Isto ocorre por que o jiló ajuda a estimular a salivação, promovendo uma ação bactericida no local. Com isso, a pessoa passa a ter um hálito mais agradável.

4- Coração
A grande quantidade de vitamina B1 presente no jiló, em especial devido a substância tiamina é responsável por melhorar o funcionamento do coração. Além disso, o alimento contém potássio, que regula a pressão sanguínea, melhorando a função cardíaca.
5- Proteção das Artérias
O jiló oferece importante proteção para as artérias, já que o alimento é fonte de flavonoides, que são antioxidantes que trazem proteção para os vasos sanguíneos. Desta forma, não ocorre acúmulo de colesterol na corrente sanguínea.
Isto por que o colesterol nas artérias cria placas de gordura, o que faz com que as mesmas fiquem mais estreitas, prejudicando a circulação sanguínea. Com isso, acontecem os ataques do coração. Portanto, é fundamental consumir jiló para não ter este problema.
6- Anemia
O jiló contém em sua composição grande quantidade de ferro. Diante disso, é considerado um alimento excelente para tratar anemia. Pessoas que sofrem com a doença têm diminuição na produção de glóbulos vermelhos. Dessa forma, o organismo fica totalmente debilitado. É fundamental o consumo de alimentos que contém ferro, como o jiló, por exemplo.
7- Previne Doenças
Este alimento é excelente para prevenir vários tipos de doenças, como prisão de ventre e alguns tipos de câncer, como o câncer colorretal. Isto se deve ao fato do jiló conter propriedades anticancerígenas e alto teor de fibras. Além disso, o fruto tem baixa quantidade de gordura.
Agora você já conhece os benefícios do jiló para a saúde. Então, comece agora a consumir o alimento em suas refeições. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Esta é a mais poderosa de todas as plantas: controla diabetes, normaliza colesterol e protege contra AVC e infarto!




Ela é uma árvore cultivada desde os tempos antigos.

O que boa parte das pessoas não sabe é que suas folhas têm grandes propriedades curativas.

Tudo isso graças a um poderoso antioxidante: a oleuropeína.

Nós estamos falando da oliveira, cujo fruto é consumido e apreciado em todo o mundo.

Dele se extrai um valioso óleo, o azeite de oliva, também muito rico em propriedades medicinais.

Mas neste post vamos nos concentrar nas folhas de oliveira.

Elas podem ser usadas contra uma grande variedade de vírus, fungos e bactérias.

Esta qualidade também se deve à oleuropeína e a suas propriedades antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas.

Mas não para nisso.

Muitas pesquisas científicas têm comprovado o poder curativo da folha de oliveira, destacando-se a proteção do sistema cardiovascular e imunológico, o aumento da energia, o controle da pressão arterial, a prevenção do diabetes e do mal de Alzheimer.

O uso das folhas de oliveira, na verdade, é muito antigo.

No antigo Egito, elas eram utilizadas na mumificação de faraós e suas propriedades medicinais já eram conhecidas.


Também eram símbolo do poder divino.

A árvore oliveira – que nos dá as azeitonas que recheiam pratos como pizza e macarronada, além de se transformarem em um delicioso azeite – é  muito resistente e chega a viver por cerca de 2 mil anos.

É considerada uma árvore sagrada, tendo várias citações na Bíblia.

Devido à sua atividade antibacteriana, antifúngica e antiviral, o extrato da folha de oliveira é utilizado para tratar uma grande variedade de problemas, como candidíase, meningite, encefalite, gripe, herpes, hepatite B, pneumonia, malária, dengue, tuberculose, gonorreia, diarreia, infecções nas vias urinárias, nos ouvidos, nos dentes e até para reforçar o tratamento de aids.
O extrato de folha de oliveira tem se revelado excelente para proteger o coração e os vasos sanguíneos.

Quando tomado durante um longo período de tempo e com regularidade, ele se mostrou capaz de reverter a aterosclerose.

Todos esses benefícios da folha de oliveira têm despertado um crescente interesse da comunidade científica.

Estudo da University of Michigan Health System mostrou que a substância oleuropeína, presente nessa folha, elimina o açúcar do sangue.

Ou seja, a infusão de oliveira é excelente para tratar e prevenir o diabetes.

As folhas da oliveira possuem quatro vezes mais potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, zinco e cobre que o chá verde.

Esses minerais são altamente antioxidantes e atuam contra o envelhecimento, além de estimularem o metabolismo para eliminar gorduras com mais rapidez.

O indicado é que você beba de 3 a 4 xícaras por dia, em um período de 3 a 4 meses.

Dessa forma, é possível perder até 6 quilos, aliando o chá com uma alimentação balanceada e saudável e também com a prática de exercícios físicos.

Para fazer o chá, basta ferver 1 litro de água.

Quando entrar em ebulição, adicione 2 colheres (sopa) de folhas de oliveira.

Tampe e espere 20 minutos.

Decorrido esse tempo, coe e tome a primeira xícara.

O chá de oliveira pode ser ingerido por qualquer pessoa, exceto grávidas e lactantes.

As folhas de oliveira são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais ou em grandes mercados.

 Consulte sempre seu médico.

8.25.2017

Parente deverá explicar desvalorização de ativos da Petrobras


247 - A Comissão de Minas e Energia da Câmara realizará audiência pública para discutir o impacto dos impairments, que são um tipo manobra contábil de desvalorização de ativos, realizados pela Petrobras na gestão de Pedro Parente. O requerimento da audiência pública foi articulado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) em conjunto com a deputada Ana Perugini (PT-SP). 
A audiência pública é uma forma de esclarecer a população sobre quais são os critérios adotados pela atual gestão da Petrobras para a realização dos impairments, já que estes implicam na garantia das riquezas da Petrobras. A da presença de Pedro Parente, atual presidente da companhia foi sugerida no requerimento.
"O requerimento que aprovamos foi em função da desvalorização do patrimônio passivo da Petrobras, que joga o valor da empresa lá embaixo", lembrou a deputada Ana Perugini. "Nós estamos aguardando uma data a ser proposta pelo presidente da Petrobras, para que possamos debater e tirar todas as dúvidas em relação ao processo de desvalorização", afirmou.
"Os impairments têm sido responsáveis pela desvalorização de 112 bilhões de reais da Petrobrás, este valor é 18 vezes maior que os apurados pela Lava-jato, como fruto da corrupção. Diante desta verdadeira entrega da empresa é necessário que a sociedade tenha conhecimento, daí a importância da realização de audiências públicas. Continuaremos subsidiando os parlamentares que, da mesma maneira que nós petroleiros, querem defender a Petrobrás e o Brasil", completou Leonardo Urpia, diretor da FUP.

Ivete questiona leilão de Temer: “Brincando com o nosso patrimônio?”


Bahia 247 - A cantora baiana Ivete Sangalo ficou "indignada" com o decreto por meio do qual Michel Temer extingue a Reserva Nacional de Cobre e Associadas (Renca), área de 47 mil quilômetros quadrados entre Pará e Amapá, rica em ouro e outros minérios e que engloba nove áreas protegidas, entre florestas estaduais, reservas ecológicas e terras indígenas.

Nassif apela a militares e empresários nacionalistas contra a destruição do Brasil


247 – Numa carta aberta à sociedade brasileira, o jornalista Luis Nassif diz que a Lava Jato entregou o Brasil "à mais irresponsável organização criminosa" que já comandou o País e alerta industriais e militares contra a destruição econômica que vem sendo promovida por Michel Temer.
"Atenção, Anfavea, Abimaq, Abdib, atenção ruralistas, ambientalistas, Forças Armadas, brasileiros com responsabilidade em relação ao futuro: movam-se! Pelo amor de Deus! Por respeito ao país!", diz ele, em artigo publicado no jornal GGN.
O desastre mais recente, diz Nassif, é a privatização da Eletrobrás, que pode inviabilizar a indústria nacional com tarifas mais caras. "Atenção, Anfavea. Essa negociata que estão fazendo com o setor elétrico vai bater direto nos seus custos. Pretendem ampliar o que o governo Fernando Henrique Cardoso fez lá atrás. O Brasil tinha a energia mais limpa e barata do mundo, por conta de hidrelétricas já amortizadas. E FHC definiu a descontratação dessa energia, elevando substancialmente o valor das tarifas e inviabilizando diversos setores eletro intensivos, além de acabar com um grande trunfo que o país dispunha, na competição internacional. Esse quadro voltou reverteu nas últimas renovações de concessão. O que se pretende, agora, é descontratar o que resta dessa energia, especialmente nas usinas da Eletrobrás, jogando os preços nas alturas, como ocorreu nos anos 90", afirma.
Ele também alerta contra a destruição da soberania nacional. "Atenção, Forças Armadas, sabem aquela história de que energia é soberania? Pois é, o setor elétrico será entregue aos chineses, o petróleo aos americanos. E o projeto Amazônia Azul será bancado pela IV Frota, já que os ativos a serem defendidos serão os deles."

Dilma: querem banir Lula porque não têm candidato



Pernambuco 247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente legítima Dilma Rousseff, além da presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, falam nesta manhã em entrevista coletiva para veículos de imprensa alternativa em Recife. 
Lula fez um apelo pela maior participação da sociedade na política e criticou a criminalização da atividade política. "Devemos parar de repetir: a política é ruim e desanimar.Se você não gosta de nenhum,bote sua cara.Caso contrário, ficará votando no bandido. Protestar é fácil: "vou pra casa, xingo alguém e vou pra cama dormir". A gente muda assumindo responsabilidade, dizendo o que quer", disse Lula. 
"Eu estou aqui porque acredito. Acredito que somente com muita luta, muita teimosia é que a gente vai mudar esse país. Eu acredito. Depois do que vivi em meus governos não posso admitir o processo de destruição que eles estão promovendo nesse país", disse Lula.
A presidente Dilma Rousseff criticou a proposta de reforma política e a defesa do parlamentarismo. "A justiça do powerpoint é tão aberta que o procurador se dá o direito de dizer que não tem provas, só basta convicção. O objetivo é tirar do jogo a alternativa progressista popular. Não basta. Querem parlamentarismo e distritão. O parlamentarismo é sempre discutido em momentos de crise de poderes. Uma tentativa dos sem-votos permanecerem no poder", disse Dilma. 
A presidente legítima criticou também o Poder Judiciário. "O judiciário vira um poder extremamente politizado, no congresso há compra aberta de votos. Na justiça do powerpoint, voltamos à Idade Média. Não é necessário mais ter provas", afirmou Dilma.

Veja rompe com Gilmar e o vê do lado da impunidade



247 – A revista Veja decidiu antecipar sua capa deste fim de semana e fez um movimento surpreendente: rompeu com o ministro Gilmar Mendes, um de seus principais aliados nos últimos anos.
Os motivos foram as decisões de Gilmar de libertar presos da Lava Jato, como Jacob Barata, e tomar decisões contra a execução penal já em segunda instância.
Com este movimento, Veja se alinha com as posições da Lava Jato, comandada pelo juiz imparcial  Sergio Moro, que, também nesta semana, mandou prender condenados em segunda instância.
Na guerra entre Moro e Gilmar, Veja tomou partido e ficou com o juiz imparcial  do Paraná.
Abaixo, reportagem do portal Conjur sobre a decisão de Gilmar sobre prisão em segunda instância:
Pela primeira vez desde a recente mudança de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes concedeu um Habeas Corpus contra o cumprimento de pena imediatamente após a condenação em segunda instância. Para o ministro, a condenação só deve ter efeito de trânsito em julgado após decisão do Superior Tribunal de Justiça.
Além de consolidar a mudança de entendimento do ministro, o HC traz mais um elemento interessante: foi impetrado pelo advogado e ex-deputado federal João Paulo Cunha, condenado pelo próprio STF na ação penal 470, o processo do mensalão.
A decisão monocrática é um passo para que o Supremo altere seu entendimento sobre a prisão antecipada. Gilmar defendeu nos autos o que vem falando publicamente, conforme já noticiado pela ConJur. A proposta de esperar uma decisão do STJ havia sido feita pelo ministro Dias Toffoli no dia em que o Plenário da corte passou a aceitar o cumprimento da sentença antes do trânsito em julgado.
Nesta terça-feira (22), Gilmar acolheu os argumentos do HC impetrado por Cunha e outros três advogados em favor do empresário Vicente de Paula Oliveira, condenado a 4 anos, 2 meses e 12 dias de prisão por crime contra a ordem tributária. O HC apresentado ao Supremo questionava decisão do STJ de negar recurso contra expedição de Guia de Execução Provisória de Pena pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Também estão presentes no caso, ressaltou o ministro, os requisitos para afastar a incidência da Súmula 691 do STF, que diz: “Não compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer de Habeas Corpus impetrado contra decisão do relator que, em Habeas Corpus requerido a tribunal superior, indefere a liminar”.
Primeiro HC
Este é o primeiro HC impetrado por Cunha deferido pelo STF. O ex-deputado comemora e afirma que é uma "satisfação o fato de o ministro Gilmar Mendes ter acolhido o entendimento da defesa". Ele destaca a relevância da discussão jurídica envolvida no caso: “É uma decisão muito importante, mesmo que monocrática, pois restabelece aquilo que o ministro Toffoli já tinha alertado, de que é preciso aguardar uma posição sobre os recursos pendentes no STJ para executar a pena”, analisa.

O ex-parlamentar é advogado do escritório Luís Alexandre Rassi & Romero Ferraz Advogados, que atua no processo. Um dos principais expoentes petistas durante os governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT), Cunha foi condenado no mensalão a 9 anos e 4 meses de prisão. Na ocasião, coube a Gilmar Mendes proferir um voto decisivo, o sexto voto favorável à condenação, tornando irreversível a situação do então deputado no tribunal. 
Na ocasião, porém, o ministro votou pela absolvição do ex-deputado numa segunda denúncia por  peculato. Dois anos depois, Gilmar deparou-se novamente com João Paulo Cunha, no julgamento de embargos infringentes. Desta vez, o pedido do réu foi atendido em parte pela corte — Gilmar ficou vencido. Por 6 votos a 4, o pleno absolveu Cunha do crime de lavagem de dinheiro e derrubou a pena do petista de 9 anos e 4 meses em regime fechado para 6 anos e 4 meses em regime semiaberto.
Ano passado, ambos estiverem pela última vez frente à frente nos papéis de réu e julgador, quando o Supremo concedeu perdão judicial a Cunha após ele ter cumprido dois terços de sua pena, o que o livrou das pendências com a Justiça.
Clique aqui para ler a decisão.
Clique aqui para ler o HC impetrado pela defesa.

Lula: ‘quem bateu panela contra Dilma agora bate cabeça com Temer’


Pernambuco 247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente legítima Dilma Rousseff participaram nesta sexta-feira, 25, de um ato em defesa da indústria naval em Ipojuca, no litoral sul do estado. 
Lula lembrou o desenvolvimento que a região de Ipojuca sofreu ao longo dos anos, chegando a se tornar o segundo PIB do estado de Pernambuco. "Pessoas que antes cortavam cana, passaram a ser mecânicos, soldadores, trabalhavam em Suape. Veja o que eles vão fazer. Vão diminuir o salário mínimo em R$10. Vão autorizar mineradoras a comprar terras na Amazônia", discursou. 
"A luta não é simples. Certamente algumas pessoas que bateram panela pra derrubar a Dilma agora estão batendo a cabeça. Estão batendo a cabeça porque esse governo está destruindo o país", disse Lula. 
O ex-presidente voltou a criticar o governo de Michel Temer pelo pacote de privatizações de 57 empresas e ativos públicos, para tentar fechar o maior rombo fiscal da história. "Eles são tão incompetentes que em vez de governar, eles estão vendendo o que não é deles, vendendo o país. O que eles estão vendendo é patrimônio nosso, construído ao longo de séculos pelo povo brasileiro. Eles prometeram que iam tirar a Dilma, que ela era a desgraça desse país, agora esse governo fez desgraça e meia", disse Lula. 
A presidente legítima Dilma Rousseff destacou em seu discurso a gravidade dos atos praticados pelo governo de Michel Temer. "É gravíssimo o que os golpistas estão fazendo, acabando com o conteúdo local. Esse governo não tem menor compromisso com povo brasileiro", disse Dilma. 
O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou a prioridade dos governos do PT para o desenvolvimento de Pernambuco. "Suape e Ipojuca são exemplos claros da prioridade que Lula e Dilma deram ao nosso Estado", afirmou o senador. 
 Assista aos discursos:

Suprema Ironia





O único ministro do STF que enfrenta a anarquia jurídica criada pela Operação Lava Jato, com suas violações constitucionais e atropelos ao devido processo legal, gostemos ou não, é Gilmar Mendes.
Suas razões possivelmente são medonhas, defender sua gente, mas é ele quem tem coragem de afrontar a mídia, a PGR e sua própria corporação para repor o direito ao habeas corpus e outras garantias avariadas pelo regime de exceção em curso.
Os ministros indicados pelos governos petistas, por sua vez, oscilam entre a capitulação e a pusilanimidade, com a exceção de Toffoli, que acaba se somando à posição de Gilmar Mendes.
Será que apenas as forças conservadoras dispunham de buldogues para indicar ao STF, restando apenas uns poodles para nomeações originárias do campo progressista?
Não é algo entre irônico e vergonhoso que a bandeira do Estado de Direito, ao menos no terreno judicial, seja carregada por alguém como Gilmar Mendes, pela incapacidade da esquerda em disputar a hegemonia do Poder Judiciário, mesmo quando teve todas as chances para avançar nesse terreno?
Tivemos onze chances e erramos todas. Atuamos como um jogador que tivesse onze pênaltis a bater e chutasse todas as bolas para fora. Não é pouca coisa..

8.24.2017

Gisele Bündchen critica decreto de Temer que extingue reserva florestal


247 – A modelo Gisele Bündchen reagiu com indignação ao decreto presidencial assinado por Michel Temer que extingue a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), localizada entre o Amapá e o Pará.
"VERGONHA! Estão leiloando nossa Amazônia! Não podemos destruir nossas áreas protegidas em prol de interesses privados", postou a modelo em seu Twitter, ao compartilhar uma publicação da ONG ambiental WWF.
O local é rico em minerais e sua extinção provocou reação internacional. Para a WWF Brasil, a extinção da Renca é uma "catástrofe anunciada". Leia mais aqui.

Banqueiro que lucrou R$ 1 bi com ações da Eletrobras cedeu helicóptero a Temer


247 - O banqueiro José João Abdalla Filho, conhecido como Juca Abdalla, e que chegou a lucrar R$ 1 bilhão com a valorização das ações da Eletrobras após o anúncio de privatização da estatal pelo governo federal, tem uma relação com Michel Temer.
De acordo com reportagem publicada em junho desse ano pelo jornal Diário Catarinense, trazido à tona pelo blog Tijolaço, “em 6 de março de 2016, Temer foi a Tietê (SP) em um helicóptero do empresário Antônio João Abdalla Filho. Sócio da Citrosuco, maior processadora de suco de laranja do mundo, Abdalla é amigo de Temer e esteve em Brasília para comemorar a posse do peemedebista na Presidência, em maio do ano passado”.
Segundo reportagem do Valor desta quinta-feira 24, Abdalla, dono do Banco Clássico, viu seu patrimônio aumentar em R$ 1 bilhão com a valorização de 50% das ações da estatal após o anúncio da privatização. Nesta quarta, com a queda de 11,8% nas ações, o ganho do banqueiro caiu para cerca de R$ 613 milhões

Goethe: - "A alegria não está nas coisas: está em nós."

 
“O que quer que você seja capaz de fazer, ou imagina ser capaz de fazer, comece. A ousadia contém gênio, poder e magia."

- "A idade não nos torna adultos. Não! Faz de nós verdadeiras crianças." 

- "Todas as coisas no mundo são metáforas." 

- "A igualdade nos faz repousar. A contradição é que nos torna produtivo."

- "Coloquei a minha casa sobre o nada, por isso todo o mundo é meu."

- "A alegria não está nas coisas: está em nós." 

- "A natureza do amor tem sempre algo de impertinente." 

- "Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser." 

- "O que cantamos em companhia vai de cada coração aos demais corações." 

- "Um homem de valor nunca é ingrato."

- "O homem deseja tantas coisas, e no entanto precisa de tão pouco." 


                                                 Goethe

Blog: Magia da Montanha (foto e frase)

Temer liquida o Brasil para escapar de crime fiscal



Agência Brasil | REUTERS

Ontem foi o dia do espanto. Os senadores da oposição discursavam contra a privatização da Eletrobrás e a entrega de uma enorme reserva ambiental na Amazônia à predação mineral quando começaram a ser bombardeados por informações sobre a extensão da grande liquidação do Brasil que o governo de Michel Temer acabava de anunciar à praça: entraram também no pacote a Casa da Moeda, 14 aeroportos, 15 terminais em portos, a Casemg, a Docas do Espírito Santo, a Lotex, a Ceasa-Minas, 11 linhas de transmissão de energia, trechos de rodovias  e outros tantos blocos de exploração petrolífera. O anúncio foi espantoso porque repentino, e tal como a privatização da Eletrobrás, improvisado, mas há uma explicação, que não é ideológica, para a fúria privatizante: se Temer não encontrar um jeito de fazer caixa, ele (e também Meirelles) podem incorrer em crime fiscal-orçamentário, um dos delitos administrativos que remetem ao crime de responsabilidade, podendo justificar impeachment.
O artigo 167 da Constituição Federal, que trata das regras orçamentárias constitucionais, estabelece algumas proibições, sendo que uma delas, estabelecida no Inciso III, é conhecida como “regra de ouro”, tendo sido depois reforçada pela Lei de Responsabilidade Fiscal. É vedado, diz o inciso:
III - a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta;
Trocando em miúdos, a vedação diz o seguinte: não se pode recorrer ao endividamento público para custear despesas correntes, ou de custeio, que não representem investimento, ou seja, a formação de bens de capital (uma escola, um porto, uma estrada etc.). Não pode o custeio superar o investimento, salvo em casos especiais, autorizados em lei específica. Com o crescimento descontrolado do rombo fiscal, esta situação pode se configurar a qualquer momento, como escreveu na terça-feira em seu Facebook  o ex-ministro Bresser Pereira, comentando a privatização da Eletrobrás. O pacote inteiro da liquidação Brasil só seria conhecido ontem.
“O motivo que provavelmente desencadeou essa decisão foi o fato que a Constituição, no seu artigo 167, define como “crime fiscal” o governo incorrer em deficit público superior à despesa de capital, ou seja, ao investimento público. Com esse dispositivo o constituinte sabiamente buscou impedir que o governo aumentasse de forma irresponsável a despesa corrente”, escreveu Bresser.
Será uma deliciosa ironia se os algozes de Dilma por “pedaladas fiscais”  forem incursos em crime de responsabilidade por atentado muito mais grave à Constituição, à lei orçamentária e à Lei de Responsabilidade Fiscal. E onde andam os guardiões do artigo 85, que vincula tais crimes ao impeachment? Sumiram juntamente com os paneleiros.
Haverá luta política e jurídica contra a grande liquidação entreguista. Ontem mesmo o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) entrou com ação popular contra o decreto de Temer que acabou com a Reserva Nacional de Cobre e Associados, a Renca, uma área de 47 mil km2 entre o Amapá e o Pará, equivalente a oito vezes o DF. Ali tem muito ouro, cobre, manganês e outros minerais de alto valor, que os militares, no tempo de João Figueiredo, resolveram proteger. Ela constitui um rico santuário da bio-diversidade, abriga uma porção virgem e vigorosa da floresta Amazônica e nela vivem grupos indígenas. Por decreto, de uma penada, Temer resolveu entregar esta área à exploração de mineradoras nacionais e estrangeiras.
- Parece loucura mas há uma lógica perversa nesta insanidade: fazer caixa e fazer negócios – diz o senador.

Liberação de leilão na Amazônia gera reação internacional


247 - A decisão anunciada na quarta-feira, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União, de extinguir a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), criada em 1984, provocou protestos de políticos, ambientalistas e especialistas no setor.
O decreto diz que uma região de cerca de 47 mil quilômetros quadrados entre o Pará e o Amapá está liberada para extração de ouro e outros minerais nobres. O Ministério de Minas e Energia afirma que áreas protegidas da floresta e reservas indígenas não serão afetadas.
A área fechada é maior que a Dinamarca e tem o tamanho equivalente ao do estado do Espírito Santo, ou oito vezes a dimensão do Distrito Federal.
Especialistas em mineração e legislação ambiental veem uma série de pontos que podem levar a disputas judiciais. Pedro Garcia, sócio da área de mineração do escritório Veirano Advogados, observa que a suspensão da reserva é parte do processo de revitalização do setor no país, iniciado em 2012. E complementa três medidas provisórias baixadas pelo governo há menos de um mês. De acordo com Garcia, nesses anos todos, muitas empresas apresentaram requerimentos ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para pesquisar áreas na reserva, e as novas medidas baixadas pelo governo estabelecem que esses requerimentos ficam invalidados. Requerimentos anteriores a 1984, porém, continuam valendo.
A extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) por meio de decreto nesta quarta-feira foi classificada como “catástrofe anunciada” pelo coordenador de políticas públicas do WWF Brasil, Michel de Souza. Ele vê com preocupação a decisão do governo e diz que coloca em risco as nove áreas protegidas que estão dentro dos limites da reserva — como o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, que é o maior parque de florestas tropicais do mundo:
— A Floresta Amazônica é nosso maior ativo. Nesse momento de desespero e de crise, estão colocando em risco as áreas protegidas que se encontram dentro da reserva — destaca Souza.
As informações são de reportagem de Manoel Ventura e Lucianne Carneiro em O Globo.

Dilma se integra a caravana de Lula pela volta ao Poder


Roberto Stuckert Filho | Ricardo Stuckert:
Presidente legítima Dilma Rousseff se junta nesta quinta-feira (24) à caravana Lula na chegada ao Recife; caravana já passou por Bahia, Sergipe e Alagoas e o nome da ex-presidenta esteve presente nos discursos de Lula nas 13 cidades já percorridas. Frequentemente é mencionada como parceira na construção, manutenção e ampliação de políticas públicas, programas sociais e investimentos em infraestrutura que alteraram o PIB nordestino e a realidade da população nos últimos anos. Pela mesma razão, a petista é frequentemente tema de cartazes e manifestações de apoio popular durante as manifestações 
Da Rede Brasil Atual - A presidente legítima Dilma Rousseff se juntará nesta quinta-feira (24) à caravana Lula pelo Brasil. O ônibus da comitiva seguiu de Maceió para Recife, onde o ex-presidente se encontrará com Dilma e cumprirá agenda até o próximo sábado. A caravana já passou por Bahia, Sergipe e Alagoas e o nome da ex-presidenta esteve presente nos discursos de Lula nas 13 cidades já percorridas. Frequentemente é mencionada como parceira na construção, manutenção e ampliação de políticas públicas, programas sociais e investimentos em infraestrutura que alteraram o PIB nordestino e a realidade da população nos últimos anos. Pela mesma razão, a petista é frequentemente tema de cartazes e manifestações de apoio popular durante as manifestações.
Lula costuma citar também o golpe que derrubou o governo Dilma com objetivo de promover mudanças estruturais no Estado brasileiro. O impeachment da ex-presidenta – sem comprovação de crime de responsabilidade e sem nenhuma acusação que se compare às que são dirigidas a Temer e integrantes de sua equipe de governo – está próximo de completar um ano, em 31 de agosto, quando o Senado votou pelo seu afastamento definitivo. As mudanças de rota em relação ao projeto vencedor das eleições de 2014 começaram desde o primeiro dia de "interinidade" de Temer, em 12 de maio do ano passado. São portanto 15 meses do que Lula tem chamado de "desgoverno". Ao definir a política de desmonte das empresas públicas e oferta de áreas estratégicas – energia, petróleo, crédito, previdência, infraestrutura – a empresas privadas, o ex-presidente comparou Temer a "marido que não trabalha e vende as coisas da casa".
Mais cedo, antes de deixar Maceió, ele disse em entrevista a uma rádio local que as instituições perderam a credibilidade e que é necessário reconstruir um clima de paz para que o país volte a crescer. "Eu acredito que a decisão do povo sempre vai prevalecer. Hoje, estamos sem nenhuma instituição com credibilidade. O presidente não tem credibilidade, os partidos e o Congresso estão muito mal na imagem do povo. Então é preciso reconstruir o clima de paz na sociedade para o país voltar a crescer", afirmou.
Por volta de meio-dia, a caravana fez uma parada improvisada à beira da estrada na altura de Xexéu, primeiro município do estado de Pernambuco, a 135 quilômetros da capital. Lula desceu rapidamente do ônibus para fazer uma saudação a centenas de trabalhadores rurais que aguardavam sua passagem pela rodovia BR-101, duas horas depois da capital alagoana. O senador Humberto Costa (PT-SP) também esperava no local. Vinte e cinco minutos mais adiante, parou novamente, em Palmares.

A organização considera "especial" a passagem pelo estado natal de Luiz Inácio. A primeira visita oficial será ao museu Cais do Sertão, no Recife Antigo, no final da tarde. Nesta sexta (25), a agenda prevê parada em Ipojuca, 77 quilômetros ao sul da capital e um dos polos do setor naval, e de óleo e gás. Ali será realizado um ato em defesa da indústria petrolífera e da política de conteúdo nacional para os setores. Em seguida, a Frente Brasil Popular e movimentos sociais o recebem na Praça do Carmo, centro da Cidade.
No sábado de manhã, a caravana visita Brasília Teimosa, local de forte intervenção de urbana e de programas sociais da prefeitura de Recife em parceria com a gestão do prefeito petista João Paulo Silva, a partir de 2004, e que teriam inspirado outras ações dos governos de Lula e Dilma. A caravana encerrará seu roteiro pelo Nordeste no Maranhão, em 5 de setembro